O preço da cesta básica na região metropolitana de São Paulo subiu 2,85% em junho, passando de R$ 729,15 para R$ 749,95, de acordo com levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing. O estudo envolve 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Considerando apenas o mês de junho, foi observado leve queda de 0,9% no valor da cesta em comparação a maio.
Esta é a quarta alta registrada no ano. Em maio houve aumento de 6,57%, em abril de 1,45% e em março de 8,40%. O índice da Precifica, baseado no e-commerce da Grande São Paulo, difere do índice oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15, prévia da inflação, teve alta de 0,04% na média do país, e de 0,23% na Grande São Paulo. Considerando apenas o grupo “Alimentação e bebidas”, o IBGE apurou queda de 0,51% no período, na medição nacional.
É importante ressaltar que os números do IBGE envolvem produtos e serviços diversos e não somente da cesta básica, além de incluir preços de vários tipos de estabelecimentos, físicos e virtuais, e não apenas do e-commerce, o que justifica a diferença.
Batata é a vilã
Com alta de 16% a batata foi a vilã de junho. O tomate foi o segundo item que mais subiu (10,3%) seguido do sal refinado (8,4%). Na sequência estão o açúcar (4,6%), o leite integral (3,6%), o arroz (2,3%), a banana (0,9%), a carne bovina (0,8%) e o café em pó (0,4%). Entre os produtos que registraram redução de preços, destaque para o feijão carioca (-5,3%), seguido do óleo de soja (-4,9%) e da farinha de trigo (-0,4%). A manteiga não apresentou variação.
“A queda de outros produtos alimentícios ameniza a alta nos alimentos da cesta básica. Por isso a diferença do IPCA-15 com nosso índice. Outro ponto é a abrangência, pois os preços se comportam de forma diferente em cada região do país. E isso mostra o quanto é importante para varejistas a adoção de soluções de pricing, principalmente as baseadas em inteligência artificial. Elas auxiliam as lojas virtuais a oferecem produtos com preços adequados a cada lugar do país e fazem todo o acompanhamento da evolução dos preços”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.