Após dois anos celebrando a data com as restrições do plano São Paulo, o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo nacional, deve movimentar cerca de R$ 12 bilhões em todo o estado de São Paulo. Os dados são da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), que obteve a participação das principais Câmaras de Dirigentes Lojistas, que são entidades de classe que representam os setores de Comércio e Serviços, de São Paulo.
Segundo os lojistas, a data servirá de termômetro para as próximas datas sazonais e também para o fechamento do balanço semestral do varejo, já que, pelo terceiro mês consecutivo, o setor demonstra aumento no volume de vendas. “Em 2021, tivemos um forte crescimento nas vendas na semana do Dia das Mães em relação ao ano de 2020, período que o comércio passava por restrições do Plano SP, porém, neste ano, apesar da inflação e o desemprego, que deverão influir no desempenho das vendas, o varejo se mostra otimista. A liberação do FGTS e a primeira parcela do 13° dos aposentados devem potencializar as vendas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Mesmo com o bom desempenho do e-commerce nos últimos anos, a FCDLESP afirma que a maior parte da demanda deve permanecer nas lojas físicas. Isso deve proporcionar um cenário positivo para os shoppings centers e comércios de rua. Os segmentos mais procurados devem ser os de uso pessoal, como calçados, roupas e acessórios.