Essencial ao varejo e à economia do país, o Natal deste ano prevê movimentar R$ 57,48 bilhões. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e apresenta uma alta de 9,8% — com relação ao mesmo período do ano passado — no faturamento geral. A retomada do crescimento do varejo brasileiro tem acontecido de maneira gradativa, conciliando a volta total do comércio físico e o crescimento exponencial do comércio online.
“A gradativa retomada do comércio físico e do sucesso das vendas online, já vista em outras datas de compras, também se repete no Natal e as estratégias de retenção têm fundamental contribuição nesse sentido. A grande maioria das compras para a data são efetuadas por clientes que já tiveram contato com as marcas. Esses fatores provam que o investimento em relacionamento com o cliente é primordial para qualquer plano de ação, tanto em datas especiais quanto no dia a dia”, afirma Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito.
Tendências para o fim de ano
Por mais que o e-commerce siga em alta, as e empresas e as marcas que desejam ter sucesso na modalidade no final de ano e em 2022 precisam investir em ferramentas de relacionamento de clientes, para mais personalização.
As exigências dos consumidores, por melhores resultados das empresas, também aumentou. As pessoas desejam que todo o processo de compra seja feito de maneira prática, rápida, com extrema qualidade e um bom custo benefício, por exemplo. Investindo em ferramentas de relacionamento de clientes, as marcas conseguem elaborar melhores estratégias de marketing, entender o perfil dos consumidores, conquistar e fidelizar novos clientes, por exemplo.