As vendas no varejo em maio de 2023 caíram 0,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. Foi a primeira queda mensal registrada neste ano.
Com retração de 4,9%, o setor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o principal responsável pelo desempenho negativo. O setor de Serviços não apresentou variação em relação a maio de 2022. Já o setor de Bens Não Duráveis cresceu 1,8%, puxado por segmentos que incluem supermercados e drogarias.
“A queda do Varejo em maio está ligada à retração das vendas no segmento de Vestuário e Artigos Esportivos. Em maio de 2022 houve uma espécie de inverno fora de época, com quedas bruscas na temperatura. Isso fez com que o brasileiro, naquela ocasião, antecipasse suas compras de roupas para o frio, algo que não se repetiu em maio deste ano”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.