A Bem Brasil, indústria brasileira de batatas pré-fritas congeladas, com 50% do share nacional, de acordo com dados da Estatexport, tem metas ambiciosas de crescimento para os próximos quatro anos. A empresa projeta um aumento de vendas de 92% no período, o que pode representar um salto no faturamento de 126%. As bases do crescimento projetado levam em conta a elevação do consumo médio de batata por pessoa no Brasil, que vem registrando saltos de 3,5 kg/ano para 5,2 kg/ano – as batatas pré-fritas representam entre 20% e 25% deste consumo.
Além do aumento do consumo nacional, o mercado internacional também está em crescimento, tornando-se alvo da empresa para expandir seu mercado. “Atualmente, as exportações representam cerca de 2% do faturamento, mas nos próximos anos, a meta é chegar a 10%”, diz Dênio Oliveira, presidente da Bem Brasil.
Com duas unidades fabris, Araxá (MG) e Perdizes (MG), a empresa inaugurou sua quarta linha de produção na fábrica de Perdizes, em 2021, que teve um investimento de mais de R$ 1 bi, considerando também as câmaras de armazenagem refrigeradas. As duas fábricas conseguem operar o ano inteiro, mesmo após o término da safra, pois os silos refrigerados possuem uma capacidade de armazenamento de 400 toneladas de bata in natura.
“A quarta linha de produção nos possibilitou investir no aumento de capacidade produtiva e na exportação. Hoje, a Bem Brasil está preparada para processar 500 mil toneladas de batatas por ano e, com isso, vamos expandir e conquistar novos mercados. Atualmente, exportamos para a Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai, países onde já somos líderes”, destaca Dênio Oliveira.