A batata é um dos alimentos mais democráticos e amados do planeta e, no Brasil, não é diferente. Enquanto as receitas com esse item se multiplicam, grande parte dos brasileiros tem uma relação mais profunda com a batata frita. De olho no consumidor que busca praticidade no dia a dia, as batatas pré fritas congeladas se consolidaram no mercado em diferentes países. Uma das marcas pioneiras é a McCain e, depois de 30 anos, a empresa inaugura sua primeira fábrica em solo brasileiro.

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Durante esse período, os supermercados sempre foram o foco da McCain para atingir o objetivo da marca de ampliar o reconhecimento dos consumidores como uma empresa que busca constantemente a inovação. De acordo com a diretora de marketing da McCain, Victoria Gabrielli, esse é um dos maiores desafios da marca no Brasil e, por isso, a empresa segue uma trilha de lançamentos de produtos inovadores, com características específicas que facilitam ou atendem melhor o consumidor em diferentes momentos.

Segundo a diretora de marketing da McCain, existem três pilares principais para as ações no ponto de venda supermercadista que mantém o consumidor mais perto da marca e, com a nova fábrica, a empresa pretende aumentar significativamente sua capacidade de produção no país. Confira a entrevista com Victoria Gabrielli.

SuperVarejo: O que o varejo supermercadista brasileiro representa para a marca McCain?

A McCain é uma marca que nasceu para o Food Service. O varejo, hoje, é um dos canais mais estratégicos para a marca e vem crescendo constantemente ao longo dos anos. Buscamos cada vez mais nos especializarmos neste canal, entendendo as necessidades do consumidor e, assim, lançamos produtos no mercado. Este ano completamos 30 anos no Brasil e também comemoramos a chegada da nossa primeira fábrica no país, em Araxá, Minas Gerais, e a expectativa é que a McCain possa crescer de maneira significativa no varejo nos próximos anos, com melhora na distribuição, investimento em comunicação e foco em inovação.

SuperVarejo: Quais são os maiores desafios da marca no mercado brasileiro?

Hoje a McCain é reconhecida pelo consumidor como uma marca muito desejada e inovadora e pioneira na categoria de batata pré frita congelada. Para mantermos essa imagem e confiança entre os nossos clientes precisamos sempre focar na jornada de inovação com continuidade nos investimentos e presença constante na vida dos consumidores em diferentes ocasiões.

Este trabalho de construção está muito atrelado às inovações que lançamos nos últimos tempos como a batata para forno (Ao Forno), a batata para delivery (SureCrisp), a batata com sabor (Potato Pops), e, mais recentemente, a batata para AirFryer (McCain AirFryer Extra Crocante). Nos mantermos como uma marca que é reconhecida por sempre inovar é um dos nossos maiores desafios.

Além disso, há muita oportunidade de expandir a penetração e frequência de consumo da categoria de batatas congeladas. Temos como desafio fazer com que nossa marca esteja cada vez mais presente na vida dos consumidores para impulsionar a penetração e frequência de consumo da categoria. Com nossa nova fábrica, seguimos na busca de novos produtos, novas formas de facilitar a vida dos nossos clientes, levando qualidade e sabores diferentes.

SuperVarejo: Como a empresa enxerga as novas tecnologias nos pontos de venda e como isso pode contribuir com as vendas?

Qualquer formato que facilite a compra/venda dos nossos produtos é sempre bem-vindo e visto como algo muito positivo para nós. Nosso objetivo é que a batata McCain chegue a todos os nossos clientes, onde eles estiverem. Se a tecnologia fizer parte dessa entrega e conseguir nos aproximar ainda mais do nosso público, é ainda melhor.

SuperVarejo: Quais são as ações mais importantes da marca no ponto de venda supermercadista?

Falando da marca no ponto de venda podemos dividir em 3 pilares:

  1. Time de Promotores: Temos um time interno que ajuda a abastecer as gôndolas de mercados espalhados por todo o Brasil. Este é um pilar fundamental na conversão do consumidor no ponto de venda e, por isso, temos uma estratégia bem definida por tamanho de mercado. Desta forma, facilitamos o caminho para que o cliente encontre nossos produtos com mais facilidade.
  2. Degustação: Para gerar experimentação dos produtos, principalmente lançamentos, temos buscado manter ondas de degustação ao longo do ano, que é outro fator de conversão importante.
  3. Comunicação: Além da comunicação dentro das ferramentas disponibilizadas pelos supermercadistas, como panfletos, encartes, e materiais diversos dentro das lojas, temos investido em promoções de nível nacional, com prêmios diários e sorteio final com um prêmio atrativo que ajudam a estreitar nossa parceria com os varejistas e com os consumidores, e também impulsionar as vendas.

SuperVarejo: Quais os planos da marca McCain para o mercado brasileiro?

Nosso objetivo é continuar investindo na jornada de inovação para fortalecer ainda mais nossa imagem no mercado, e permitir que a marca esteja sempre na vida dos consumidores onde eles estiverem. Com a inauguração da nossa primeira fábrica aqui no Brasil, também visamos aumentar significativamente a capacidade de produção de batatas pré fritas congeladas aqui no país. O Brasil, hoje, é o quinto maior mercado de batatas congeladas no mundo, com cerca de 650 mil toneladas consumidas por ano. Com o crescimento de vendas, até 2024, o país deve se tornar o 3º maior mercado mundial, atingindo cerca de 850 mil toneladas de consumo, ficando atrás apenas do Reino Unido e EUA.

SuperVarejo: Que mensagem gostaria de deixar para a cadeia supermercadista?

Com a inauguração da nossa nova fábrica a tendência é que olhemos cada vez mais para o futuro e para o mercado brasileiro, sempre em busca de novidades e inovações que facilitem ainda mais a vida dos nossos clientes. Todas as nossas ações são pensadas para contribuir com o mercado e trazer sempre qualidade e produtos de ponta, pensados tanto para o consumidor final quanto para a cadeia supermercadista. Nosso compromisso é sempre estar lado a lado com eles, com cada vez mais presença e menos distância da mesa e do coração dos brasileiros.

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