De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o setor de hiper, super e minimercados pode ter um incremento de vendas de R$ 16,3 bilhões em 2022 e, diante desse cenário, cada vez mais empreendedores percebem a oportunidade deste mercado. É o caso da rede de franquias Minha Quitandinha, que foi criada com base em estudos sobre o crescimento constante do mercado de serviços condominiais a partir de novas tecnologias. Segundo o Douglas Pena, CRO da rede, os minimercados são o futuro do varejo e no mercado nacional, existem poucas empresas investindo nesse modelo de negócio.

Para os empreendedores que pretendem investir em franquias de minimercados autônomos, o executivo alerta para os desafios deste modelo de negócio. Atualmente, a minha Quitandinha busca a expansão da marca em todo território nacional e, hoje, está em 14 estados e a expectativa para a cidade de São Paulo é fechar o ano de 2022 com 30 lojas somente na capital.

SuperVarejo – O que motivou o desenvolvimento desse modelo de negócio (minimercado autônomo)? A pandemia influenciou?

Douglas Pena – Decidimos empreender na Minha Quitandinha após identificar o crescimento constante do mercado de serviços condominiais com base em novas tecnologias que surgiram com o intuito de facilitar a vida tanto dos gestores dos condomínios quanto dos moradores. Em paralelo, entramos em contato com as operações da Amazon Go, nos Estados Unidos, e entendemos que esse seria o futuro do Varejo. Ao trazer esse olhar para o mercado nacional, vimos poucas empresas investindo nesse modelo de negócio, o que nos fez desenvolver uma marca diferenciada que se preocupasse mais com a experiência de compra completa dos clientes e oferecesse uma loja de ambiente agradável, além de um mix de produtos personalizados. 

A Minha Quitandinha nasceu em 2020 e foi impulsionada – assim como todo o setor de minimercados – pela necessidade de isolamento social ocasionada pela Covid-19, mas sem influência direta da pandemia. Inicialmente esperávamos por meio de licenciamento e agora atuamos como franquia. 

SuperVarejo – Quais as projeções da empresa para os próximos anos em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias para os minimercados?

Douglas Pena – Estamos muito focados em trazer inovações e atender as dores dos consumidores e lojistas. Fizemos um grande investimento em um sistema próprio, onde o objetivo principal é automatizar a frente de caixa,  facilitando a experiência de compra do consumidor final e também a gestão do empresário, obtendo de forma muito mais rápida o cenário de vendas e relatórios gerenciais/projeções. Com o sistema no mercado e com tecnologia própria iremos a cada dia aderir novas aplicações para otimizar o processo de compra autônoma. 

SuperVarejo – Quais os principais e maiores desafios da empresa no mercado brasileiro?

Douglas Pena – São vários, mas dois dos principais desafios que temos aqui dentro são: buscar inovações constantes, adaptar a evolução e ter cada vez mais indicadores. Além de possibilitar a cada dia melhores experiências para o consumidor, tentando antecipar suas vontades e necessidades. 

SuperVarejo – Qual é a análise da companhia em relação ao setor nacional de minimercados?

Douglas Pena – O setor está crescendo muito rápido, e com isso trazendo experiências de diversos tipos para o consumidor. Temos uma grande preocupação em entregar qualidade e não quantidade. Como a barreira de entrada no mercado é baixa, estamos nos destacando pela alta qualidade no atendimento ao cliente. 

SuperVarejo – Qual o segredo da logística para atender diferentes regiões do Brasil ao mesmo tempo?

Douglas Pena – O fator que impulsiona a nossa expansão territorial é justamente o modelo de negócio. Por atuarmos por meio de franquias onde o franqueado recebe um treinamento e suporte, mas permanece responsável pela operação da loja, é possível estarmos presentes em várias regiões com um baixo investimento da nossa parte. 

SuperVarejo – Que mensagem gostaria de deixar para os empreendedores que pretendem investir em franquias de minimercados autônomos?

Douglas Pena – Estudem sobre o mercado, entendam as dificuldades que existem e escolham uma marca que entregue segurança no dia a dia da operação. O negócio é muito mais complexo do que parece, ter atenção aos detalhes na hora da escolha da marca irá fazer toda diferença no seu sucesso. 

3 thoughts on “Rede de minimercados investe em expansão e confirma eficiência do modelo de negócio

  1. Ola, boa noite.
    Sou Nilton Rodrigues corretor de imoveis, estou com um imovel excelente para montar uma loja na regiao do morumbi, rodeado de condominios residenciais, gostarai de saber se voces nao tem interesse, caso tenham podemos apresentar.
    11994702932

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