Vivemos um período de mudanças aceleradas em praticamente todos os setores do mercado devido às novas tecnologias e isso exige habilidades interpessoais dos profissionais envolvidos. Dentro do setor de varejo, por exemplo, o profissional de vendas precisa acompanhar as tendências e se manter atualizado e pronto para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.
De acordo com Leonardo Berto, gerente operacional da consultoria Robert Half, empresa especializada em recrutamento, as principais características de um profissional na área comercial ou de vendas que atua no varejo estão relacionadas à comunicação verbal e não-verbal. “Se expressar e conseguir elaborar perguntas de maneira correta, recebendo e atendendo os clientes da melhor forma possível, se atentar à postura e às expressões. O varejo é tradicionalmente conhecido por picos de maior e menor demanda e, por isso, a capacidade de entendimento do momento de mercado é super importante”, explica.
O executivo afirma que, apesar de ser um mercado altamente competitivo e que muda muito em um espaço de tempo pequeno, o profissional de vendas do varejo precisa querer fazer com que as coisas realmente aconteçam. “É preciso ter em mente que o time de vendas, não somente no varejo, está muito relacionado à linha de frente, pois é o primeiro contato marcante que o cliente tem com a empresa. Assumir essa postura é essencial e faz toda a diferença”, aponta o executivo da consultoria Robert Half.
Disponibilidade e percepção aguçada
Entre os maiores desafios encontrados por esses profissionais, Berto aponta para leitura, entendimento e compreensão do cliente. “É fundamental compreender o que ele efetivamente está buscando e entregar esse valor de forma prática. Essa é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações para esses profissionais, pois exige alta capacidade de adaptação ao negócio e domínio do produto”, diz o gerente operacional.
Em relação aos supermercados, outras habilidades são valorizadas além dessas destacadas por Leonardo. “No supermercado, as características mais requisitadas do time comercial são disponibilidade para os momentos de pico e também aquele que percebe as demandas pontuais e é capaz de antecipar movimentos relevantes para solução, aproveitando as oportunidades”, avalia o executivo.
Segundo Leonardo Berto, o segredo de uma área comercial está cada vez mais vinculado ao domínio de todas as informações que cercam o cliente. “Quanto mais o profissional de vendas se posicionar de modo estratégico em relação ao seu consumidor, maiores serão os resultados no futuro”, completa.