A transformação digital deixou de ser novidade para as empresas varejistas e os números da pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) confirmam. O estudo mostra que, entre 2020 e 2021, as empresas varejistas que investem saltaram de 69% para 90%. A pesquisa também mostra os benefícios mais importantes que a transformação digital trouxe para os negócios e o aumento das vendas têm o maior índice, 87%. Já o aumento do engajamento dos clientes aparece com 76%, seguido por expansão do tráfego web/mobile (50%).
De acordo com Ana Debiazi, CEO da Leonora Ventures, empresa focada em desenvolver startups de varejo e logística, mais de 40% da população brasileira já fez uma compra pela internet e isso exige das empresas uma postura mais maleável e adaptável. “Um conjunto de atitudes formam o perfil do consumidor, que passou a apostar no consumo de produtos que oferecem um conforto mental e sensações positivas. O brasileiro está realizando diferentes formas de fazer compras”, aponta.
Segundo Ana, existem diferentes maneiras para que os supermercados criem um ambiente digital favorável para o consumidor “Aplicativos, e-commerces, serviços de picking e packing para os produtos frescos, gestão de estoque para evitar frustração no consumidor, entrega rápida ou dentro do prazo prometido e com monitoramento em tempo real. Assim como sugerir ofertas e produtos e cashback para fidelização do cliente”, acredita a CEO da Leonora Ventures.
Consumidor empoderado e principais lições
Para a executiva, a transformação digital aplicada aos supermercados precisa ser baseada em, primeiro, entender os hábitos do público e, depois, oferecer as melhores plataformas para que o consumidor tenha a melhor experiência possível. “Estamos na Era do empoderamento do consumidor, na qual ele valoriza a experiência como um todo, desde sistema, preços, até o momento em que a compra chega em casa. Os supermercadistas precisam se adequar a esta realidade, pois os consumidores não devem abrir mão da conveniência das compras online tão cedo”, explica Ana Debiazi.
De acordo com a CEO, os supermercadistas brasileiros já aprenderam algumas lições sobre a transformação digital no varejo. “Os consumidores querem poupar tempo e dinheiro. Prova disso é que o frete grátis é o principal benefício para quem compra online. Além disso, é importante oferecer promoções, cupons de desconto e ofertas exclusivas de acordo com o hábito de consumo de cada pessoa. Assim, teremos indústrias mais engajadas e o comércio mais atento às tendências”, completa.
Gostaria de me candidatar ao cargo Auxiliar administrativo, tenho experiência em gerenciamento de supermercado,.
Tenho experiência em gerenciamento, fiz curso no supermercado Bretas em Uberlândia MG,