Em ano de Copa do Mundo de Futebol já é tradição as ruas das cidades brasileiras ganharem o colorido verde e amarelo. Nos supermercados acontece a mesma coisa e os pontos de venda também recebem uma decoração diferente que coloca o consumidor ainda mais no clima do principal torneio de futebol do mundo.
Mas, além das cores da nossa bandeira, existem outros aspectos que precisam ser considerados nesse período e que ajudam a chamar a atenção do consumidor dentro da loja. Pensando nisso, a SuperVarejo reuniu quatro dicas para que os gestores de supermercados possam ter melhores resultados em vendas, aproveitando a temática da Copa do Mundo da FIFA, que acontece no final do ano.
1) Crie o clima dentro da loja
A primeira dica é fazer com que o consumidor se sinta envolvido com o tema e, para isso, é preciso criar o clima ideal. O foco é criar uma experiência completa para quem entrar na loja e isso inclui decoração em todo o espaço, sempre com destaque para as cores da bandeira brasileira, claro.
Além disso, aposte em elementos característicos como bolas, troféus, bandeiras de outros países, entre outros. Uma boa ideia para criar o clima dentro do supermercado é incluir os colaboradores no conceito, com uniformes e acessórios que remetam ao torneio de futebol. Quanto mais agradável o ambiente da loja, mais à vontade o consumidor se sente para fazer suas compras.
2) Atendimento bem treinado
Em dias de jogos do Brasil na Copa 2022, os supermercados receberão um fluxo maior de consumidores que se reúnem para assistir aos jogos. Nesse caso, a dica é treinar a equipe de atendimento para oferecer aos clientes praticidade e velocidade durante a jornada dentro da loja.
Ao mesmo tempo, o consumidor espera se sentir acolhido e não enfrentar filas longas nos pontos de venda. Para reduzir o tempo de espera na fila, por exemplo, os supermercados podem usar ferramentas ou sistemas de automação.
3) Mix de produtos estratégicos
Uma das formas de aproveitar o evento esportivo para vender mais é pensar nos produtos que têm maior demanda neste período. Por exemplo, os principais itens que estão ligados ao futebol são cerveja e churrasco e, por isso, a loja pode reunir produtos que fazem sentido para o consumidor e, assim, aumentar as vendas.
4) Atenção com o estoque
Além de aplicar na loja o mix de produtos ideal para aumentar as vendas, é preciso evitar as rupturas, assim como os excessos de produtos no estoque. Uma das formas de fazer isso é acompanhar diariamente o estoque e manter o controle sobre a quantidade de itens estocados.
Além disso, neste período o supermercadista pode tentar negociar com seus distribuidores a viabilidade de dar descontos que sejam interessantes para que o consumidor volte à loja antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo que acontece no Qatar.
Topppp de mais concordo muito com essas dicas