Na última segunda-feira (13), a SuperVarejo, em parceria com a Escola APAS, realizou o evento SuperVarejo PÓS APAS SHOW, no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), para promover uma discussão sobre os pontos abordados no Congresso da maior feira supermercadista do mundo e apresentar as inovações dos expositores nos pavilhões do Expo Center Norte.
Fabrícia Botelho, fundadora da FABBO Futuros iniciou o bate-papo contando as seis tendências que identificou na APAS SHOW 2022, Além de Alimentos. “A APAS SHOW é um agente de inovação, porque entrega valor. Começando por aí, a gente visitou a feira, naqueles quatro dias, medindo metro por metro dos cinco pavilhões para entender os movimentos que estavam se criando. O que percebemos é que tinha muita tendência e as mapeamos em: ESG, tecnologia, em rede, euforia, primeiro eu e o grito das marcas”, destacou Fabrícia.
A SuperVarejo listou essas seis categorias para explicá-las melhor, de acordo com o ponto de vista da executiva.
ESG
Nessa 36ª edição da feira, o ESG (Governança ambiental, social e corporativa, sigla traduzida do inglês) esteve muito presente em todos os assuntos tratados dentro do evento. A maioria dos expositores estavam atentos a essa tendência, sendo em seu processo de produção, na sua cadeia de suprimentos ou nas parcerias em que estavam buscando. Além disso, houve um apelo muito forte para questões de diversidade e inclusão, soluções de energia limpa e para a divulgação da campanha Sinal Vermelho Contra Violência Doméstica. De acordo com Fabrícia, quando grandes empresas, como as que expõem na APAS SHOW, começam a trazer tão forte esse tema (ESG) é o momento que a sociedade começa a mudar.
Tecnologia de ponta a ponta
Contando com essa tendência, quem visitou a feira encontrou diversas opções de tecnologias para mercados de pequeno, médio e grande porte. Desde soluções de infraestrutura para o varejo, gestão financeira, cloud e internet estavam disponíveis na APAS SHOW. O metaverso também marcou presença, o hit do momento fez com que empresas levassem soluções, que já estão em prática no mercado, para explicarem o que é o metaverso e como ele pode ser aplicado ao varejo para gerar mais vendas e engajar os consumidores.
Em rede
Colaborar é o caminho mais rápido para a inovação e pode-se ver muitos aspectos de colaboração nos quatro dias de feira no Expo Center Norte. Unindo forças é possível alcançar e maximizar resultados, principalmente nos dias de hoje, que é preciso ter rapidez para alcançar as metas. Um exemplo disso aconteceu com a parceria da APAS SHOW e a Beauty Fair, grande feira da área de cosméticos e beleza, que juntaram forças para atingirem um publico ainda maior.
Euforia
Após dois anos sem evento, por conta da pandemia da Covid-19, a retomada da APAS SHOW garantiu o entusiasmo dos visitantes. Pela primeira vez no pós pandemia, supermercadistas e a indústria tiveram a oportunidade de se encontrarem presencialmente, o que resultou em nítida euforia e fervor, principalmente para a geração de negócios.
O primeiro eu
As categorias de alimentos saudáveis, limpeza, higiene e beleza vêm, historicamente, crescendo em importância dentro do supermercado e isso extrapolou durante a pandemia. Dentro do evento esse fator ficou fortemente em evidência. Muitos lançamentos eram de alimentos saudáveis e funcionais, em várias diversos tipos de categorias. Na área de higiene e beleza a mesma coisa, todo produto lançado tinha alguma funcionalidade além de apenas a higiene, como por exemplo, produtos antialérgicos, à base de água, cruelty free, etc.
O grito das marcas
A APAS SHOW é um evento que se preocupa com o design e isso reflete também nos expositores. Dos mega estandes, até os pequenos, todos estavam preocupados com a impressão que causavam aos visitantes, valorizando, principalmente suas marcas e os produtos que estavam sendo lançados. Além disso, as marcas potencializaram suas presenças pelas redes sociais.
Quer saber mais tendências e exemplos que Fabrícia Botelho observou na 36ª edição da APAS SHOW? Confira a participação dela no Podcast SuperVarejo: