Nessa segunda-feira (23), aconteceu o evento Papo de Varejo, promovido pela in360 e SuperVarejo. Cerca de 70 executivos se reuniram no Espaço APAS, em São Paulo, para debaterem temas que estão em alta no setor varejista, como por exemplo governança, inteligência de negócio, experiência, operações e tecnologia.

A abertura do evento contou com a presença de Carlos Correa, diretor geral da APAS, que destacou a importância da reunião para geração de conhecimento e troca de experiências. Já Olegário Araújo, consultor e conselheiro em inteligência de negócio e fundador da in360, agradeceu pela participação do público Papo de Varejo, que iniciou como um grupo de WhatsApp para discussões sobre o setor. “Reunir vocês aqui é um grande momento e é muito especial pois é sempre bom termos essa troca de ideias”, ressalta o consultor.

O painel “Governança: o caminho para avançar com a metamorfose do varejo” contou com a presença de Carlos Correa, José Barral, sócio da Cendon & Barral Assessoria e Consultoria Administrativa; Juedir Teixeira, sócio fundador da JTB Consultoria; Valeria Rodrigues, CEO e sócia da Shopper Experience; Vanessa Sandrini, diretora de varejo no Grupo JHSF/FASANO e moderação de Samuel Vanio Costa, CEO do Enxuto Supermercados.

Samuel deu o ponta pé inicial para o debate de governança com o seguinte questionamento: neste atual momento de intensa transformação no varejo, como manter um negócio de margens baixas, alta competividade e extremos desafios em um negócio sustentável?

De acordo com Carlos Correa, o supermercadista precisa sair mais do negócio e participar ativamente de grupos de discussão para que o empreendedor entenda de que maneira ele pode priorizar o trabalho que ele faz, já que muitos deles tem a marca da família. Para Valéria Rodrigues, o setor ainda tem muita dificuldade de enxergar quais são os próximos passos quando o assunto é ESG (Governança ambiental, social e corporativa, em português).

Juedir Teixeira explicou como trazer o lado sustentável para o pequeno e médio varejistas. “Não adianta eu ter a melhor governança do mundo se o meu negócio não é sustentável. E como fazer um negócio sustentável? Ter o cliente satisfeito proporcionando uma boa experiência de compra, manter os empregados e a sociedade satisfeitos e por último a empresa precisa ter lucro”.

Já Vanessa Sandrini explica sobre a importância de atualizar o negócio para diferentes perfis de público. “Essa conversa sobre sustentabilidade nos negócios passa por um momento diferente no mundo. Nós estamos falando agora de tradição e inovação, com a juventude, vivendo no mesmo espaço. Então como a gente junta inovação com a tradição? ESG é uma sigla enorme e as chances que temos de nos perder nas siglas ou em iniciativas pífias são enormes. Governança é se a gente deseja uma empresa longeva. Se a resposta for sim, então aplique dia a dia ações de longevidade no negócio”.

2 thoughts on “Como manter o negócio sustentável em tempos voláteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *