O evento SuperVarejo Pós APAS SHOW 2023 aconteceu na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados) na manhã de quinta-feira (15) e trouxe resultados sobre a 37ª edição da feira, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio. O evento contou com a participação dos moderadores de cada um dos seis palcos temáticos do Congresso de Gestão: Supernova.
Os resultados da maior feira supermercadista do mundo foram bastante satisfatórios. O número de visitações durante os quatro dias da edição deste ano (137.487) representou uma alta de 23,3% sobre 2022 e é o novo recorde do evento, que gerou, também, cerca de R$ 14 bilhões em volume de negócios. “Quando trouxemos o tema Supernova para a APAS SHOW 2023 as pessoas perguntaram ‘o que é isso?’ e o resumo disso é: varejo. Hoje, com iniciativa da SuperVarejo, serão abordados todos os temas que explicam a Supernova e são conteúdos que realmente estão acontecendo no setor de consumo e são extremamente importantes para os supermercadistas”, comenta Carlos Correa, diretor-geral da APAS, durante a abertura do evento.
Em seguida Dill Casella, palestrante motivacional, discorreu sobre os principais pontos abordados por Lee Peterson e Kate Ancketill que fizeram as palestras principais dos dois primeiros dias de APAS SHOW. Para Lee, criador do tema Supernova, trabalhar de casa foi o grande disruptor trazido pela pandemia e o executivo levanta a questão que o bairro poderia se tornar o novo centro da vida comercial física. “Hoje estamos privilegiando o que está por perto, na vizinhança, o Lee trouxe isso como uma tendência o que traz uma oportunidade para os varejistas aderirem o C2C (Close To Consumer, ou próximo do cliente, em português)”, comenta Casella. Já Kate Ancketill, da GDR Creative Intelligence, uma das principais estudiosas sobre tendências de comportamento e consumo, apresentou a palestra “Organizando o Universo”, no Grande Auditório, no segundo dia do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023. A executiva falou sobre os 3 “Cs” da atualidade que impactam diretamente o varejo: Crise, Covid e Clima. “Os produtos mais vendidos durante a pandemia foram frutas, verduras e legumes; produtos industrializados e congelados; bebidas alcoólicas; produtos de limpeza e de higiene pessoal, ou seja, os supermercados predominaram o mercado durante essa época”, conclui Casella.
Iniciando a rodada de palestras sobre os palcos temáticos, Arthur Motta, professor da FGV, deu o panorama geral do que foi falado sobre o tema “E-commerce”, iniciando com insights sobre ofertas. “Existe, atualmente, a queda do poder aquisitivo do consumidor devido a inflação. Com base nisso, as ofertas começam a ficar cada vez mais relevantes, principalmente no canal digital. A venda é omnichannel, mas a oferta precisa ser personalizada e o digital possui mais ferramentas para essa personalização por produto e por perfil de cliente”, comenta o professor.
Yassuki Takano, diretor de consultoria que moderou o palco “Expansão Digital” da APAS SHOW 2023, falou sobre as oportunidades do mundo virtual. “O TikTok não é mais só dancinha, se o cliente não percebe que estamos fazendo promoção é porque estamos fazendo corretamente, além disso, com uso de informações (e tecnologia digital), é possível desenvolver modelos como de assinatura, fidelidade e exploração de nichos de negócios”, explica Takano.
Na palestra sobre os insights da feira, Fabrícia Botelho, fundadora da FABBO Futuros, comentou sobre as novas tecnologias, voltadas para as inovações, consumidores e as ferramentas que se conectam entre sí, que trazem uma variedade enorme e dão uma ideia do preço mais acessível. “Hoje percebemos que o self checkout veio para ficar, junto com os robôs e a inteligência artificial. Podemos perceber que a tecnologia está pensando em todos os setores para melhorar a produtividade.” comenta Fabrícia.
Relembrando a palestra de “Dimensão Humana”, Silvia Martins, diretora de programas para famílias empresárias pela Fundação Dom Cabral, comentou sobre o tema: “humano digital” e sobre como sintonizar o time e a liderança inovadora. Silvia abordou o tema comentando sobre como a tecnologia impacta na comunicação humana, trazendo o que foi falado por Ricardo Gomes, palestrante da APAS SHOW 2023, comentando a visão das tendências da tecnologia, uso das redes sociais e como o humano sempre vai estar por trás disso. No segundo dia, no painel de “Compromisso de Conexão Humana”, Silva relembra o painel com Cátia Porto e Kiko Campos, trazendo a conexão dos embaixadores da marca, ou seja, como o indivíduo que está atendendo o cliente faça ter uma boa experiência que a marca quer transmitir. Por último, a liderança inovadora começou com o case de identidade de gênero, dando o mesmo nível de oportunidade para todos, Olegário Araújo, levou a questão que todos precisam trabalhar a liderança na questão da confiança e de conhecer seus liderados. “Hoje temos apenas 10% das empresas estão na terceira geração, ou seja, 90% das empresas não conseguem chegar nos netos do fundador, e isso acontece por falta de conhecimento com o negócio” finaliza Silvia Martins.
O SuperVarejo PÓS APAS SHOW 2023 teve apoio da FGV EAESP, da Fabbo Futuros, do POPAI Brasil e da The Led.
Parabens…pelo seus trabalhos…
Valeu!
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Parabens, e abraço.