Cerca de um terço do PIB brasileiro é gerado no Estado de São Paulo, cuja economia avançou 5,7% em 2021 sobre o ano anterior, segundo a Fundação Seade. Mas a região metropolitana da capital paulista responde apenas por pouco mais da metade dessa riqueza – o que ratifica o interior do Estado como um vasto campo de oportunidades de negócios, inclusive no mercado de varejo.
Foi para explorar esse enorme potencial da região, fortalecendo as relações entre diferentes stakeholders da cadeia de abastecimento, que a APAS levou o APAS Experience à cidade de São José do Rio Preto (SP) no último dia 15 de julho. Ao participar do evento, a Seal Sistemas – maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel e captura automática de dados – destacou o quanto os negócios no município e em seu entorno podem ser impulsionados com o apoio da transformação digital.
Recentemente a companhia adotou como estratégia intensificar sua presença e capilaridade no interior de São Paulo, tendo São José do Rio Preto entre seus principais alvos. Estudos confirmam a necessidade de avanços tecnológicos para corrigir defasagens em setores estratégicos da região, como varejo médio, atacado, agricultura e indústria.
Para ampliar o acesso dos varejistas rio-pretenses à automação e à digitalização das operações, a Seal Sistemas conta com um portfólio diversificado que inclui coletores de dados, voice picking (coleta de dados por comando de voz), etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), infraestrutura de rede sem fio (Wi-Fi) e o Kairos Store – software de gestão do ponto de venda. A implementação dessas ferramentas ocorre de acordo com as particularidades de cada lojista, por meio de projetos que integram diversos serviços de ponta a ponta, abrangendo etapas como planejamento, implementação e manutenção.
José de Andrade de Carvalho Neto, gerente regional da Seal Sistemas para o interior de São Paulo, explica que São José do Rio Preto e região resguardam grandes oportunidades para implementar novas tecnologias que ampliam a eficiência da cadeia de distribuição.
“O interior paulista é uma região ampla e pulverizada, com vários polos de negócios que demandam avanços tecnológicos urgentes. A força e a variedade das nossas unidades de negócios estão ao alcance de diversos players da região para ajudá-los a dar passos importantes rumo à automação e à transformação digital”, diz Carvalho Neto.
“Queremos estender a todo o Estado de São Paulo a visão integrada que já adotamos nas principais capitais do país”, afirma Carlos Santana, Vice-Presidente de Vendas para o Estado de São Paulo e Head da Unidade de Negócios Seal IoT.