O NSG (Next Supermarket Generation) trouxe para a abertura do evento uma super especialista em tecnologia, inovação e tendência: Martha Gabriel. A palestrante compartilhou com o público a perspectiva sobre o futuro, não apenas para o varejo, mas da relação que teremos com produtos e serviços. Ela destacou que as mudanças que presenciamos hoje acontecem de forma muito mais acelerada, com importantes revoluções que chegaram somente nos últimos anos como Blockchain, NFTs, metaverso e mais recentemente ChatGPT e Inteligência Artificial Criativa, tudo acelerado pela pandemia.
Ela reforçou em sua fala que é preciso estudar e conhecer o futuro – algo que tem sido cada vez mais comum para entender a operação de tantas tecnologias. Apesar da quantidade de novos formatos, ela explica que não é preciso conhecer tudo no detalhe, mas entender como essas novidades operam para manter-se atualizado, algo que é essencial para criar-se o hábito de antecipar tendências.
“Somos bons em reagir, mas precisamos aprender a nos antecipar. Temos que pensar quais processos em nossas lojas podem ser automatizados e trabalhar sempre com isto em mente. É o pé na pendência, mas a cabeça na tendência”, defende a especialista. “No futuro, toda empresa será uma empresa de tecnologia que vende algo”, pontua.