A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem auxiliar o negócio a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Entretanto, como qualquer outra data em que há um aumento na demanda, para que ela seja um verdadeiro sucesso é preciso estar preparado para receber os clientes.
Páscoa no supermercado: passo-a-passo para se preparar
Uma das principais atribuições dos gestores do setor supermercadista é a capacidade de preparação para cada uma das datas comemorativas no calendário do varejo. Afinal, cada uma possui as suas particularidades e nem sempre é fácil se adaptar a isso.
Entretanto, com planejamento é possível criar as condições necessárias para o sucesso da empresa. A Listenx, empresa especializada em playlists personalizadas que visam fidelizar o cliente, criou seis passos para o supermercadista seguir nessa Páscoa. Confira:
1. Defina os produtos que serão destaque
O primeiro passo para preparar o supermercado para a Páscoa é definir quais serão os produtos de maior destaque. Ou seja, aqueles mais procurados pelos clientes, que serão um sucesso de vendas e bastante eficientes para atrair a atenção do cliente.
Conhecer quais são esses produtos permitirá que haja mais êxito para executar os próximos passos, que serão: a compra de mercadorias com o fornecedor, planejamento das estratégias de marketing, promoções e até mesmo a decoração da loja.
Vale a pena lembrar que os produtos mais importantes para os consumidores nesse período vão muito além dos ovos de Páscoa e do bacalhau. Por mais que esses itens sejam comuns nas mesas dos brasileiros, eles não são os únicos.
Isso porque, muitas pessoas optam por comprar outros produtos de chocolate, outros tipos de peixes e até mesmo carnes e frango. Além disso, vale lembrar que as famílias normalmente se reúnem e fazem um almoço especial na sexta-feira e no domingo de Páscoa.
Outro ponto importante, é que geralmente uma boa refeição é acompanhada de uma bebida, seja ela qual for, é importante dedicar uma atenção especial para essa seção. Assim, é fundamental que o supermercado também seja capaz de atender a essa demanda, oferecendo uma boa variedade de refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas.
Vale a pena ressaltar que o supermercadista também deve ficar de olho na curva abc do supermercado. Isso porque 80% do lucro da loja se deve a 20% dos produtos, o que significa que eles são grandes campeões de vendas, independente do período. Portanto, na hora de preparar as ofertas, mesclar os produtos do grupo “a” com aqueles mais procurados na Páscoa.
2. Inventário de estoque
É necessário conferir se a quantidade disponível em estoque será suficiente para as promoções que serão preparandas. Neste momento, provavelmente a primeira dúvida que pode surgir é: como saber qual é a quantidade certa?
Para chegar em um número é preciso conferir os relatórios gerenciais de anos anteriores e ver qual foi a média de vendas para cada um dos itens escolhidos para promoções. Essa análise permitirá ter uma base para chegar à quantidade necessária de produtos. Se o supermecadista esperar um aumento nas vendas, deverá acrescentar uma “gordura”, que pode ser algo em torno de 10% a mais da média dos últimos anos.
Uma vez que é descoberto quanto de cada produto será preciso realizar inventário do estoque e certificar de que há uma quantidade suficiente.
Caso haja sobra, será necessário vender aqueles produtos depois para não ter perdas, o que significa fazer promoções e reduzir a sua margem de lucro depois da Páscoa. É importante mencionar que esse processo deve ser feito com antecedência.
Outro ponto importante com relação ao estoque, é abrir espaço para acomodar os produtos que serão adquiridos. E, para conseguir se livrar desses produtos encalhados, será preciso fazer promoções.
3. Prepare a divulgação das promoções
Para que a Páscoa no supermercado seja lucrativa, é necessário planejar a divulgação dos produtos e das promoções. Ou seja, deverá definir quais serão as estratégias e ações de marketing que serão adotadas para contar para os clientes o que os espera nessa importante data do varejo. Vale a pena dizer que é possível aplicar diversas ações simultaneamente, certificando de executá-las da melhor forma possível.
De modo geral, a divulgação pode ser feita por meio das redes sociais, distribuição de panfletos de propaganda, newsletters para clientes, pelo site do supermercado, notificações no aplicativo e anúncios pagos na internet.
4. Faça mudanças no layout
Acomodar toda a decoração Páscoa, deixar o ambiente com espaço suficiente para a circulação de pessoas e ainda conseguir guiar os clientes pelos corredores para mostrar as ofertas e conseguir aumentar as vendas é só pode ser feito com mudanças no layout.
A primeira coisa que o executivo precisa ter em mente é que nesse período os consumidores estão à procura dos famosos corredores de ovos de chocolate, por isso, precisa arrumar espaço no ponto de venda para expor esses itens. Outros produtos de chocolate podem, inclusive, fazer parte da decoração.
Ter espaço suficiente nos corredores é fundamental não apenas para que os clientes consigam se mover livremente pela loja, mas também para permitir que eles vejam os produtos expostos, analisem o custo benefício do que querem comprar e possam tomar as melhores escolhas.
Por último, mas não menos importante, quando o layout da loja é alterado, é natural que o cliente tenha aquela primeira sensação de estar perdido. Entretanto, isso força ele a andar mais pela loja, explorando seções que provavelmente ele não passaria normalmente. Como alguns produtos podem chamar a atenção, ele pode escolher levar mais alguma coisa para casa.
5. Capriche na decoração de Páscoa no supermercado
Vale a pena mencionar que a decoração de Páscoa no supermercado vai além dos corredores de ovos. Para isso, precisa usar a criatividade e inovar na decoração, trazendo itens diferentes tanto no interior quanto na fachada da loja.
Além disso, o planejamento da decoração de Páscoa deverá ser feito com o planejamento das mudanças no layout. Já que precisará de espaço para incluir alguns itens de decoração.
Mas, isso não significa que precise gastar muito dinheiro com a decoração, muito pelo contrário. Ações simples e bem feitas são, geralmente, as melhores opções. Por exemplo, criar uma trilha de pegadas pela loja que levem o cliente até os pontos com ofertas, que podem ser as ilhas de produtos.
Assim, ele entra na brincadeira de caça aos ovos de Páscoa, o cliente leva o que precisava para casa, o supermercadista consegue proporcionar uma boa experiência de compras e ainda aumentar as vendas.
6. Invista na trilha sonora
Parte do sucesso das vendas de um supermercado inclui a capacidade de oferecer um ótimo ambiente de compras para os clientes. Isso significa preparar a loja de tal forma que o cliente se sinta confortável desde o momento que ele entra no estacionamento, até quando ele vai embora com as compras.
Ou seja, é preciso fazer com que ele tenha vontade de ficar o tempo que for necessário fazendo as compras. E, as ferramentas de marketing sensorial são excelentes para alcançar esse objetivo, além disso, existem diversas formas de conseguir melhorar o ambiente de compras para os clientes.
Por exemplo, ações que sejam capazes de proporcionar uma boa iluminação podem tirar aquele ar de fábrica do supermercado. Claro que não precisa fazer isso na loja toda, mas talvez investir em alguns pontos chave do supermercado.
Outra possibilidade bastante interessante para os supermercados na Páscoa, é preparar degustação de produtos. Desta forma, você dá ao cliente a oportunidade de experimentar um produto novo e ficar aberto a conhecer novas marcas.
E claro, não podemos esquecer que toda celebração precisa de música ambiente, por isso, ter uma trilha sonora personalizada pode ser um grande diferencial do seu supermercado. Estudos mostram que quando a música ambiente é adequada, os clientes tendem a ficar mais tempo na loja e, consequentemente, compram mais.
Vale ressaltar que a rádio interna personalizada ainda permite a transmissão de anúncios do supermercado, divulgando serviços, orientações para os consumidores e promoções na loja.