São vários os fatores que mostram que o setor supermercadista brasileiro está em expansão nos últimos anos. Ele vem se desenvolvendo mesmo com os desafios econômicos enfrentados, é um dos segmentos que mais gerou empregos de 2020 até a atualidade e tem passado por uma transformação digital expressiva.
E dedicar atenção especial a essas mudanças que surgem para modernizar o mercado é algo extremamente necessário para empresas de diferentes portes, já que o uso da internet no dia a dia se tornou um hábito sem o qual é difícil pensar o país.
Por exemplo, um levantamento da empresa de segurança NordVPN estima que a população brasileira atualmente passa 91 horas por semana conectada à rede mundial de computadores. Grande parte desse tempo é destinado a redes sociais, vídeos via streaming e também compras.
Ou seja, não é à toa que a digitalização de supermercados se torna cada vez mais um foco e gera a necessidade de eventos como o APAS NEXT, realizado agora em agosto e considerado o maior de tecnologia e inovação no setor. Companhias de destaque no segmento, como a VipCommerce, estiveram presentes no encontro.
Importância do setor supermercadista no comércio eletrônico
O crescimento do e-commerce tem sido constante em todo o mercado consumidor. E o supermercadista vem conquistando um destaque especial nessa expansão.
Para se ter uma ideia, a participação do segmento de Alimentos e Bebidas no comércio eletrônico dobrou no ano passado, segundo a edição 45 do relatório Webshoppers.
Com esse resultado, ele se mostra mais relevante nas quantidades de pedidos pela internet do que categorias já consolidadas perante consumidores que compram on-line, como Saúde, Bebês e Cia, Eletrônicos e Construção e Ferramentas.
Como aproveitar melhor o potencial do setor?
O espaço para que o segmento de supermercados cresça na internet é amplo, tanto em quantidade de players on-line quanto em retorno financeiro. De acordo com informações de mercado, apenas 36% dos supermercadistas trabalham com comércio eletrônico, participação em crescimento, visto o potencial econômico do setor.
Para explorar melhor as oportunidades ainda disponíveis, o supermercadista deve observar como a tecnologia auxilia nas vendas e quais são os desejos dos consumidores de hoje, cada vez mais conectados.
O público e a necessidade de diferentes canais de comunicação
É esperado que, passando acima de 90 horas semanais on-line, as pessoas queiram a oportunidade de contatar empresas por esse meio – o que não diminui a importância de outros canais. “Cliente não vê canal. Ele vê a marca. É com ela que se relaciona.”, declara Patrícia Quintiliano, head de growth marketing na VipCommerce, reforçando a importância de companhias estarem presentes onde os clientes desejam contatá-las.
Nesse sentido, a omnicanalidade se apresenta como fundamental para os negócios. Aportes nessa tendência se justificam porque, a cada R$1 investido em ativação omnicanal, é gerada 5 vezes mais de margem incremental. E estudos dão conta que um cliente omnicanal gasta 2,5 vezes mais do que cliente monocanal no varejo supermercadista.
Outro ponto a ser considerado é a fidelização que é possível obter ao oferecer o leque certo de canais com qualidade. Em pesquisa divulgada no CX Trends 2022, 86% dos entrevistados afirmaram que “Eu dou preferência para comprar de marcas que me oferecem uma boa experiência.” e 74% que “Eu prefiro escolher uma marca que me ofereça uma boa experiência, mesmo que eu precise gastar mais”.
Por outro lado, a quantidade de entrevistados que afirmam procurar a concorrência após um atendimento ruim supera os 60%. Dado que reforça a importância dos varejistas se manterem acessíveis de modo simples, rápido e eficiente.
Implantar a digitalização no setor supermercadista com a estrutura ideal
Muitos motivos podem ser considerados para a decisão de expandir a atuação omnicanal. Por exemplo, essa estratégia é um modo de manter o ritmo de crescimento sem que sejam necessários os grandes investimentos e postos físicos de atendimento ao cliente.
Outras vantagens são o relacionamento mais próximo e personalizado com os consumidores, permitindo maior precisão nas ofertas e precificação, e redução dos custos de comunicação em massa.
No entanto, esse aprimoramento ao lidar com o público precisa ser realizado do modo adequado. Do contrário, a facilidade às vezes acaba se transformando em motivo de insatisfação por parte de consumidores. É fundamental que quem vende invista na criação de experiências de sucesso e de parceiros de tecnologia especializados no setor.
A VipCommerce é a retailtech especialista em digitalização para supermercados de diferentes portes. Isso porque, além de contar com recursos tecnológicos de ponta, ainda oferece uma consultoria de transformação digital.
É pensando nas demandas atuais dos consumidores e em como as companhias podem agir para aprimorar os serviços prestados que ela oferece integrações com ERP, CRM e outros sistemas, modelo logístico exclusivo, todo o suporte durante a implantação e acompanhamento pós-implantação para o sucesso das vendas do varejista.
A Solução para Digitalização de Supermercados da VipCommerce possui facilidades flexíveis de entrega e retirada, aplicativo de separação, múltiplas lojas e CDs, sincronização de mix, estoque, preços e ofertas, integração com canais como Google Shopping e WhatsApp, suporte a layout e comunicação personalizados, dentre outras vantagens.
Também é importante destacar, como parte integrante da Solução, o App Omni, que possibilita ao varejista ter ofertas personalizadas, cash back, programas de fidelidade, receitas, compras e outros benefícios em uma única interface para seus consumidores.
A VipCommerce já conta com mais de 130 cases de sucesso no segmento. Para conhecer detalhes sobre a empresa e obter outras informações relevantes acerca da digitalização do setor supermercadista, acesse https://site.vipcommerce.com.br