Depois de mais de dois anos de pandemia, a insegurança e o pesar prevaleceram ao redor do mundo. Porém, diante de uma maior flexibilização, neste contexto de gradativa abertura, a 36ª edição da maior feira supermercadista do mundo volta e a maior de alimentos e de bebidas das Américas, a APAS SHOW, a ser realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre hoje, dia 16 a 19 de maio, com atenção redobrada aos protocolos de biossegurança e higiene.

A feira acontece em uma área de exposição de mais de 75 mil m², dividida em cinco pavilhões (Amarelo, Azul, Branco, Vermelho e Verde) e espera receber mais de 800 expositores e mais de 100 mil visitantes. Na última edição, que ocorreu em 2019, a APAS SHOW recebeu 847 expositores, teve mais de 106 mil visitantes e movimentou US$ 330 milhões em negócios internacionais.

Os principais tomadores de decisão da cadeia produtiva nacional e internacional estarão presentes no encontro de negócios, que, a partir de agora, terá novo horário — das 12h às 20h, nos dias 16,17 e 18 de maio; e das 12h às 18h, no dia 19 de maio —, além do novo conceito “Além de Alimentos”, que permite ao evento englobar empresas de setores como tecnologia, inovação, finanças, startups, entre outros, estratégia que se tornará permanente na APAS SHOW nesta e nas próximas edições.

A diversidade de empresas é observada em cada um dos pavilhões: no Vermelho, estarão presentes empresas como M. Dias Branco, P&G e KiSabor, entre outras; no Verde, nomes como Grupo Petrópolis, Unilever e Friboi; o Branco contará com BRF, Piracanjuba e Italac; e, no Azul, entre os expositores estarão Coca-Cola Femsa, Ypê e Tec Toy.

Presente ao evento como Patrocinadora Platinum, a Ambev terá um estande no Pavilhão Azul. “Estamos muito felizes com a retomada dos eventos presenciais. A APAS SHOW é extremamente relevante, porque conseguimos nos conectar ainda mais com nossos clientes parceiros e acelerar o crescimento do setor off-trade no Brasil. Como nas últimas edições, esperamos que a desse ano traga muita inspiração e troca, para fortalecer ainda mais o setor e aumentar as possibilidades de negócio entre todo o ecossistema. E da Ambev, as pessoas podem esperar muitas novidades, troca de experiência e resultados que nos aproximem do nosso sonho de ser o parceiro estratégico dos varejistas com maior capacidade de ampliar transações e tíquete médio”, afirma Caio Lira, diretor do canal Off-Trade da companhia.

Com atuação no setor de tecnologia e estande no Pavilhão Branco, a TOTVS trabalha em busca de criar soluções para o varejo e estará presente para explorar as necessidades e expectativas dos supermercadistas brasileiros e acompanhar as principais tendências do mercado. “A APAS SHOW 2022 é um evento completo e é muito importante a TOTVS estar presente em uma feira que promove tanto conteúdo e troca de conhecimento. O encontro de diferentes setores na feira enriquece ainda mais o evento e, também, o segmento de supermercados, que só tem a ganhar”, afirma Sérgio Missão, diretor de Produtos de Varejo Supermercados da companhia.

Para Carlos Correa, superintendente da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o evento enriquece o segmento de supermercados, pois permite a troca de conhecimentos e experiências. “A APAS SHOW é o melhor lugar, com a melhor relação de custo-benefício, para as empresas falarem com diversos tomadores de decisão e maneira concentrada. Na feira, o contato que poderia ser feito em dois anos é feito em uma ou duas horas”, ressalta o executivo.

DO BRASIL AO MUNDO

Como sempre, a feira este ano tem a participação de expositores nacionais e internacionais. Com foco na indústria da carne, a Pamplona Alimentos faz sua quarta participação na APAS SHOW. “Temos novos layouts de embalagens, um conceito reformulado para algumas linhas e novos produtos, como a Linguiça Toscana 400g, Linguiça Fatiada 125g, Carne Moída Suína 500g, entre outros. Além disso, em 2022 faremos a reestruturação da nossa linha de bovinos nobres, que terá um layout mais moderno e um apelo visual dos produtos acabados”, relata Irani Pamplona Peters, presidente da empresa.

A executiva afirma, ainda, que a APAS SHOW, nas edições anteriores, foi muito importante para a empresa, que sempre teve por objetivo ir “além da oferta de alimentos” no mercado em que atua. “Temos como missão a produção de alimentos práticos, seguros e saudáveis e, por conta disso, estamos em busca de constante inovação, seja com a modernização do nosso parque fabril, indústria 4.0, a otimização de processos industriais, internet das coisas, garantia de bem-estar animal ou outras ações ligadas à sustentabilidade”, acrescenta.

E não somente de expositores nacionais sustenta-se a APAS SHOW. De 2017 a 2019, por exemplo, os vinhos portugueses estiveram presentes na feira representados pela ViniPortugal, gestores da marca Wines of Portugal, que possui foco na atuação dos supermercados. “Entendemos que a grande novidade é, de fato, poder voltar ao mercado no modelo tradicional de feira. O estande dos Vinhos de Portugal tem cerca de 200 referências para serem provadas”, explica Frederico Falcão, presidente da empresa.

Por fim, a feira, que foi planejada para criar pontes entre empresas em um cenário de constante inovação, finalmente retomou. “Contamos que os supermercadistas voltem ao evento em peso, em busca de novidades, de novos negócios, e esperamos que Portugal esteja na lista de preferências de vinhos a listar pelos compradores presentes na feira”, finaliza o presidente da companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *