Evolução de negócios digitais, iniciativas relacionadas a ESG e DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), diversificação dos canais de atendimento ao cliente e um olhar mais atento para o desenvolvimento de boas lideranças são as grandes tendências para o varejo identificadas pela curadoria da GOUVÊA Ecosystem durante a edição deste ano do Retail’s Big Show, em Nova York (EUA), maior evento do setor no mundo, conhecido no Brasil como NRF.
Confira abaixo as principais tendências:
Evolução de negócios digitais
O varejo de consumo tem reagido perante à mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital em consequência da pandemia, com reflexo em todo o mercado norte-americano e em seus paralelos com o brasileiro. A adoção de Inteligência Artificial (IA) para reter consumidores e melhorar processos internos é uma grande aposta para os próximos anos. “Praticamente todas as empresas de inovação no evento, ou cerca de 80% a 90%, remetem à Inteligência Artificial para as vendas do varejo. No futuro, tudo o que será feito de produto ou serviço terá essa tecnologia por trás, seja para melhorar a parte de front-end com o cliente ou para otimizar as próprias operações internas”, explica Carlos Carvalho, sócio-diretor da Truppe!, empresa especializada em recrutamento, seleção e alocação de profissionais de TI.
ESG & DE&I
Entre os temas abordados no evento, ESG e DE&I, que envolvem o papel da diversidade e a comunicação entre lideranças e liderados, foram amplamente discutidos por quase todos os executivos presentes na NRF. “A lição retirada das apresentações é o quanto a liderança é importante como propulsora das melhores decisões e da potencial evolução dos profissionais de uma empresa. Não importa se são mulheres, homens, LGBTQIA+, minorias étnicas ou qualquer outro grupo, mas sim a atitude para transformação de negócios. Todo mundo sabe que o negócio é para gerar resultado, mas esse resultado só é atingido com as pessoas felizes, comprometidas e envolvidas. A partir do momento em que entendemos que cada pessoa é única, que precisamos respeitar as pessoas e o que é melhor para elas, a mudança ocorre e traz bons frutos”, afirma Cristina Souza, CEO da GOUVÊA foodservice, consultoria especializada em estratégia e gestão para o setor.
Canais de atendimento
Sendo a experiência do consumidor um dos principais fatores na decisão de compra, muitas empresas alinham seus objetivos em busca do fim das fronteiras entre online e off-line. “Uma das tendências mais comentadas nas palestras que acompanhei em Nova York foi diferentes formas de ativar o consumidor para conseguir entregar uma experiência de marca de qualidade, independentemente do canal”, comenta Eduardo Yamashita, diretor de operações da GOUVÊA Ecosystem.
Liderança
Diante de uma nova conjuntura de mercado, da mudança de comportamento do consumidor e de postura dos colaboradores, muitas discussões evidenciaram a importância de um bom líder para reter e desenvolver talentos. A nova forma de liderar coloca o líder na posição de mentor, que desenvolve sua equipe e não apenas indica o caminho. “Os dois anos nos quais os profissionais trabalharam em home office ou no modelo híbrido resultaram na mudança da vida tanto do consumidor como do colaborador. Então, podemos ver que a NRF deste ano contou com líderes mais humanizados e mais flexíveis”, destaca o sócio-diretor da MosaicLab, Ricardo Contrera.