Nos palcos temáticos do APAS NEXT – Supermarket Generation, Kátia Cortez, Diretora de Alianças Estratégicas da PWC, moderou o terceiro, que teve foco no conceito Phygital e se baseou no mote “Além do Físico: O Varejo Mais Digital e Mais Humano”.
Para a abertura, Pedro Della Nora, influencer e supermercadista, já serviu de case para o assunto. Atuante no setor há 15 anos, o profissional começou do zero e deixou claro que as redes sociais estão disponíveis para todos os tipos de supermercado. “Não me adiantava só ter boa precificação, gestão e estratégias físicas. E percebi a necessidade de estar no digital porque quem não está lá, não existe”, acrescenta o influencer, que relata que conteúdo e relacionamento são poder nesse contexto.
O profissional ainda relata que até mesmo o WhatsApp acabou sendo uma das plataformas principais potencializadoras de seu mercado. “Tik Tok tá aí para tentar. Basta fazer uma produção de conteúdo planejado com constância”.
Já Joaquim Garcia, VP de Tecnologia e Informação da Drogarias Pague Menos, vem para reforçar o aspecto da humanidade: com ações que reforçam as equidades de gênero e racial como principais pilares da companhia. Outro trilho de formação da empresa é a do operador de varejo. “Nós temos iniciativas para formar pessoas para o mercado, não necessariamente para a nossa empresa”, afirma o executivo.
Por fim, Leandro Castanheira, COO da VipCommerce, foi responsável por reforçar a questão da presença em todos os canais. “É o digital que vai começar a mudar, a ser a área da omnicanalidade. Ele acaba sendo um facilitador entre todo esse processo”, finaliza.