Logo pela manhã dessa terça-feira (01/02), Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península e membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, subiu ao palco do Teatro Santander, em São Paulo (SP), para comentar sobre o cenário atual e o futuro do varejo no evento Interactive Retail Trends, promovido pela Gouvêa Experience. O objetivo do evento brasileiro é o de democratizar os principais aprendizados obtidos durante a NRF 2022, maior evento de varejo do mundo, ao público que deseja ter ou rever o que aconteceu de mais importante em Nova Iorque (EUA), no mês de janeiro.

Abilio iniciou a palestra dando um panorama geral sobre como está a economia atual do Brasil, destacando que, nesse momento, é impossível analisar um país exclusivamente, e sim todos os que estão enfrentando as condições econômicas que vieram com a pandemia da Covid-19. “A inflação também é mundial. O Brasil está com 10% e o Estados Unidos fechou o ano com 7%. Não podemos dizer que estamos bem, mas estamos muito próximos daquele que é considerado o país com a maior economia do mundo”, destaca.

Para o empresário, é preciso ser mais compreensivo com o que está acontecendo no Brasil, pois, após dois anos de pandemia, o país está começando a “subir a montanha” para sair da recessão. “Em 2020, no auge da pandemia, o Brasil caiu 4,1% no PIB, o Estados Unidos caiu 4,7%. Nem tudo está ruim. Em 2021 a expectativa é de que o PIB do EUA cresça para um pouco mais de 5% e nós um pouco mais 4%”.

Abilio acredita que, mesmo que não de forma expressiva, o PIB do Brasil poderá crescer, pois o país está numa economia de recuperação. O membro do Conselho de Administração  do Grupo Carrefour ressalta que a taxa de desemprego caiu para 11,6%, após atingir o número de 14%. “Há uma tendência para essa recuperação continuar, com os investimentos sendo feitos, os negócios tendo mais volume de vendas, para que a gente continue ‘subindo a montanha’”.

Ano eleitoral

O empresário destaca que, em 2022, não demonstrará apoio a nenhum político durante as eleições e quer ficar independente para analisar os planos econômicos e divulgar com os seus seguidores, nas redes sociais, sobre como serão as perspectivas da economia para depois de 2023, de acordo com o que os candidatos e os assessores econômicos estão colocando. “Temos que fazer um esforço para o voto consciente para que realmente as coisas aconteçam com mais rapidez no nosso país. Este país precisa crescer, gerar empregos e distribuir renda”.

Varejo

Abilio Diniz ressalta a importância da valorização do consumidor e da inovação no setor varejista. “É preciso saber o que o consumidor quer, mesmo quando ele está com dificuldade para decidir. O consumidor está olhando cada vez mais para a comodidade. Tente inovar e ter diferenciais. Faça com que dentro do seu negócio tenha coisas ‘a mais’ para encantar o cliente. Aí você terá sucesso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *