O dia de APAS NEXT – Supermarket Generation foi encerrado com um palco geral reservado ao professor e empresário, Carlos Alberto Julio, que teve o maior tempo de palestras do dia para poder desenvolver os seus pensamentos sobre como se trabalhar o impensável, na apresentação “Praticando o Impensável: as transformações do varejo”.
Filho de portugueses, Carlos Alberto Julio, começou a aprender sobre varejo atrás do balcão da padaria dos pais, ainda criança. Cresceu vendendo batata, ovo e itens a granel por um bom tempo. Neste contexto, se acostumou com termos como “freguês”, “fiado” e “compra anotada na caderneta”, mencionadas pelo próprio como precursoras, respectivamente, do consumidor, do crédito e do CRM. Surpreendeu ao eventualmente se adequar aos moldes da Economia e, com anos de carreira, segue sem saber como prever o futuro.
“O principal aspecto para praticar o impensável é saber que você precisa aprender. Mais especificamente, precisa estar apto a aprender, a desaprender e depois a reaprender”, diz Carlos. A era digital — cujo nome carrega esse adjetivo que o professor reforça não poder ser utilizado para as pessoas, no caso dos nativos, e sim para as tecnologias —, traz diversos cargos novos e muito bem estruturados, como o designer de web, de UX e o cientista de dados, por exemplo.
No cenário em que estamos, o professor reforça que alguns pilares antigos tiveram de ser reestruturados nos dias atuais, que dizem muito mais à reputação e a humanidade das empresas. “O lucro se tornou o propósito; a hierarquia se tornou o networking; o controle se tornou o empoderamento; o planejamento se tornou experimentação e o privado se tornou transparente. Tudo isso porque se valoriza muito mais a originalidade e o pensamento analítico.
Por fim, o professor entrega os minutos finais de sua apresentação deixando a clara a sua ideia de que quando não se está entendo nada, é porque se está no lugar certo.