Depois de dois anos sem Carnaval, devido as medidas restritivas impostas pela pandemia, faltam poucos dias para uma das festas mais esperada do ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil vai movimentar R$ 8,1 bilhões em receita. Diante disso, os supermercadistas devem estar preparados para aproveitarem essa oportunidade e aumentar as suas vendas. O especialista em gestão de mercados e economista, Leandro Rosadas, explica que o ideal é verificar o seu mix sazonal (Carnaval) e, para isso, orienta que a melhor ferramenta é verificar a curva ABC de vendas, ou seja, categorizar os produtos do estoque por valor vendido com o objetivo de identificar os responsáveis por mais de 70% do seu faturamento e reforçar sua atenção neles. Leandro ressalta ainda que se o varejista não tiver esse histórico, vale adotar algumas ações, como estratégias de marketing.
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“Criar uma decoração temática na loja, dar destaque para os itens mais consumidos nessa época do ano, fazer ações promocionais e investir no marketing digital usando a temática da festa são algumas das sugestões para aumentar o faturamento nessa época do ano. Opte por anúncios que citem: Carnaval de Ofertas, Folia do Preço Baixo, Bloco dos Descontos, entre outros. Isso atrai o consumidor”, orienta Rosadas.
Entre os itens que tem grande saída durante o Carnaval, estão as bebidas. Nessa categoria, o especialista destaca a cerveja e as bebidas para criação de drinks gelados, com gin, vodka, cachaça e rum. Além disso, o especialista em gestão de supermercados também ressalta que os energéticos também têm boa saída no Carnaval, assim como a água mineral. “Investir em um Walk in Cooler ou BeerCave, que são aquelas geladeiras com grande quantidade de cerveja gelada disponível, pode aumentar o lucro dos supermercadistas, mas vale fazer isso com as cervejas de melhores margens”, pontua o economista.
No Carnaval, as vendas não aumentam só no segmento de bebidas, como também na seção do tradicional churrasco. Por isso, Leandro Rosadas destaca que os lojistas devem dar uma atenção especial a seção das carnes bovinas e suínas, já que serão itens de grande saída, além dos acompanhamentos, como farofa, cebola e pão de alho. “Vender gelo, carvão, espeto e até tábua de carne pode ser uma boa sacada para aumentar o ticket médio e facilitar a vida do consumidor”, explica o especialista.
De acordo com Rosadas, nesse período de Carnaval, as comidas congeladas semiprontas, como o macarrão instantâneo, o molho de tomate, lanches rápidos e petiscos também prometem ser bastante procurados. O economista explica que negociar com os fornecedores os melhores preços é tão importante quanto a degustação de um produto, que aumenta a venda por impulso. “Eu também recomendo que abra seu mercado todos os dias e, se possível, mais cedo, para atender os moradores locais, e fechando mais tarde, para atender os foliões de última hora”, finaliza Rosadas.
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