Estar visível em sites de buscas, gerar conteúdo, estar presente nas redes sociais, possuir um site eficiente, um setor de vendas preparado e um pós-vendas ainda mais alinhado são fundamentais para que a experiência do cliente seja boa e posteriormente um propagador do serviço. Isso é a jornada do cliente, uma estratégia muito utilizada pelas empresas, mas que ainda está longe de ser eficiente. Isso porque o desafio ainda é grande para algumas organizações, pois segundo relatório da Salesforce, somente 23% do CMO estão satisfeitos com os resultados obtidos.
Para quem atua na categoria de supermercados, é preciso reforçar que a jornada começa bem antes do cliente entrar na loja. Para Leonardo Stival, Coordenador de Marketing na OUTMarketing Brasil, para que a jornada do cliente traga bons resultados o departamento de marketing e vendas precisa estar com uma comunicação bem alinhada e pensar no todo e não apenas na geração de leads.
Veja 3 dicas do especialista para conseguir bons resultados:
- É necessário ter processos e etapas bem estruturados por parte do setor. Cada processo precisa ser avaliado, verificado e entendido, para que assim sejam melhorados e o índice de conversão aumente e gere lucro para a empresa. Otimizar a jornada constantemente traz melhores resultados.
- Gere leads, mas crie boas experiências para o cliente entender o motivo para realizar uma aquisição. É preciso pensar no aumento de vendas, mas entender o motivo em relação ao tempo para converter, quais clientes tentar atrair e saber o que fazer após um negócio fechado ou declinado é fundamental para melhorar as ações.
- Avalie a reputação da empresa junto a equipe de vendas. É preciso pensar na atração e retenção. Quando o contato ocorre, o setor de vendas precisa ter um cuidado gigantesco para que os processos não sejam repetitivos e por isso o alinhamento com o departamento de marketing é fundamental. Então a jornada do cliente precisa ser construída a partir do entendimento desses setores.
Ótimas dicas 👏👏