De acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, criado pela TOTVS, as empresas com gestão executiva, normalmente as de menor porte, atingem resultados melhores do que aquelas que têm um modelo de gestão familiar. A pesquisa mostra que a gestão executiva é mais eficiente profissionalmente, sabe usar as ferramentas de gestão, além de executar planejamento e estratégia gerando maior produtividade.
Por outro lado, segundo Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da TOTVS, as empresas com gestão familiar seguem a tendência de ter seus negócios estagnados ou com crescimento restrito. “A gestão profissional amplia exponencialmente as perspectivas de desenvolvimento e os supermercados com este modelo de gestão têm desempenho melhor do que as operações com gestão familiar”, afirma.
Apesar dos desafios que existem para as pequenas redes de supermercados em relação à aplicação de tecnologia, de maneira geral, esse modelo de gestão registrou os melhores resultados no IPT de Varejo. “Os supermercados de proximidade, onde estão concentradas as pequenas redes, atingiram um índice de 0,53 (escala de 0 a 1), número ligeiramente superior frente a outros modelos de negócios supermercadistas”, aponta Sérgio Missão.
Produtividade e gestão híbrida
Segundo Missão, a adoção de programas de fidelidade e carteiras digitais são estratégias importantes para atrair e aproximar, principalmente, as gerações mais novas. “O IPT mostra que apenas 31% dos supermercadistas entrevistados oferecem algum tipo de programa de fidelização e a TOTVS pode auxiliar os supermercadistas a superar estes gaps”, ressalta.
Para Sérgio, a implementação de tecnologia inclui uma grande mudança de cultura nas empresas e a liderança precisa pensar em treinar e engajar a equipe, para garantir o uso correto dos sistemas. “No geral, os projetos de transformação digital levam tempo e são complexos, mas o ganho em produtividade é incontestável. Dados organizados, controle total dos processos financeiros, de compras, vendas e estoque, é um bom começo e, de fato, levam o negócio a outro patamar”, afirma.
Outro modelo de gestão, a híbrida, é feita por empresas familiares que buscam profissionalizar cada vez mais o negócio e, segundo Missão, é um reflexo da preocupação dos gestores e empresários em manter o seu negócio competitivo. “Ao mesmo tempo que o consumidor passa a perceber mudanças operacionais importantes (gestão executiva), ele continua recebendo um atendimento personalizado e mais íntimo (gestão familiar). O IPT mostra que 37% dos supermercados entrevistados têm esse modelo híbrido de gestão”, completa o diretor de Varejo Supermercados da TOTVS, Sérgio Missão.