Em nova medição do Índice TEVA Mulheres na Liderança, realizada este ano, a M. Dias Branco (MDIA3) permanece na terceira posição no ranking de diversidade de gênero, de um total de 15 empresas selecionadas, com um score de 38,1.
Desde julho de 2022, a empresa integra a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3. É o primeiro índice quantitativo do Brasil sobre a presença de mulheres na governança, mapeando mais de 150.000 cargos em todas as empresas listadas.
A cada trimestre é feita uma nova análise, de acordo com informações disponíveis de empresas de capital aberto, levando em consideração a proporção da presença feminina nos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretorias Executivas e Comitês de Gestão. O índice atribui pontos para as empresas que estão contratando ou promovendo mais mulheres a esses cargos e penaliza aquelas sem mulheres ou com uma tendência de diminuição da representatividade.
A M. Dias Branco é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do qual reforça o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, relacionados com a proteção ambiental, responsabilidade social, ética e combate à corrupção. Na Agenda Estratégia de Sustentabilidade divulgada no ano passado, a líder nacional em massas e biscoitos estabeleceu como meta ter 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Esta meta está aderente ao ODS 5 do Pacto Global da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Atualmente, 40% do Conselho de Administração da M. Dias Branco é composto por mulheres. Em toda a Companhia, que conta com mais de 17 mil funcionários, mais de 22% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.
Conceição Marques, Gerente Corporativo Administrativo da M. Dias Branco, explica o que sente em sua posição. “É muito gratificante trabalhar em uma empresa onde as oportunidades são consideradas por meio da capacidade intelectual e liderança, independentemente do gênero. Sinto-me importante e valorizada por minha atuação, o que gera estímulo e inspiração para o alcance dos objetivos”, conta.
“A M. Dias Branco possui uma cultura estabelecida em relação à diversidade e incentiva que todos tenham as mesmas oportunidades. Permanecer no ranking é sinal de que possuímos ações consistentes de fomento à liderança feminina”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.