Cada vez mais empresas aderem ao compromisso ESG, sigla para Environment, Social & Governance, um conceito baseado em boas práticas empresariais relacionadas aos temas ambientais, sociais e governança corporativa. No Brasil, os supermercados acenam com diferentes iniciativas que demonstram o interesse das empresas em contribuir com a causa e, consequentemente, conseguir engajamento com os consumidores.

Para entender o cenário atual, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) realizou a pesquisa Diagnóstico ESG do Setor Supermercadista Brasileiro, em parceria com a KPMG, em 2022. O estudo contou com 354 empresas supermercadistas de todo Brasil com diferentes formatos: convencional (62%), proximidade (23%), atacarejo (8%), hipermercado (3,9%), conveniência (2%) e container (0,4%). 

O resultado mostra que 81% das empresas têm projetos de doação de alimentos perecíveis e 48% afirmam ter projetos sociais ou ambientais com avaliações feitas duas vezes por ano. Além disso, a pesquisa revela que mais de 80% dos respondentes têm projetos focados na saúde e segurança dos seus funcionários. Para a Vapza, marca de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, o compromisso com práticas ESG é um movimento essencial desde 2021. 

ESG na prática

De acordo com Enrico Milani, CEO da Vapza, a questão ambiental está representada pela certificação Aterro Zero, onde 100% dos resíduos são destinados à reciclagem, compostagem, biodigestão ou coprocessamento. “As novas lixeiras que utilizamos em nossos escritórios e na fábrica são produzidas com o resíduo plástico gerado na empresa. Após o processo de reciclagem, retornam para a Vapza como novos produtos, dando um novo destino para aquilo que, até então, seria apenas descartado”, explica.

O executivo diz que, em relação ao pilar social do compromisso ESG, a reciclagem também aparece, já que diversas famílias são beneficiadas com a política Aterro Zero, assim como grande parte dos grãos e vegetais da marca tem origem na agricultura familiar. Já a governança da marca tem como pilar o seu Código de Conduta Ética, que abrange diversidade, inclusão, responsabilidade socioambiental e igualdade de oportunidades. “O retorno do mercado pode ser percebido através do engajamento dos clientes e consumidores com uma empresa referência em boas práticas, além do aumento nas vendas”, afirma o CEO da Vapza.

Para Milani, o maior desafio para o compromisso ESG no Trade é encontrar soluções cada vez mais alinhadas com a causa para as ações nos pontos de venda e no dia a dia do time em campo. “O mercado precisará inovar, pensar em novas possibilidades para os resíduos, além de encontrar fornecedores que tenham a mesma preocupação com o ESG”, completa.

One thought on “Marcas que atuam no varejo supermercadista se destacam por compromisso ESG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *