Em meio ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Mondelēz Brasil, empresa com foco em snacks e dona de marcas como Lacta, Halls, Clube Social e Oreo, anunciou a expansão de ações afirmativas que contribuem para a promoção da diversidade, equidade e inclusão no país. O anúncio foi feito após a empresa ter superado em 2% a meta prevista para 2024 — relacionada ao aumento do número de pessoas da comunidade trabalhando na companhia —, e agora a principal meta é desenvolver esses profissionais para que ocupem cargos de liderança no futuro.
Este ano, a companhia realizou um censo interno, com participação expressiva de 80% dos colaboradores, e constatou que há 7,4% dos colaboradores autodeclarados LGBTQIA+. Com abordagens para o público transexual, a companhia conta atualmente com benefícios como o reembolso de 100% para hormonização, cobertura de processo de transexualização por plano de saúde da empresa e amparo jurídico na retificação de nome em documentos, por exemplo.
“Temos compromissos sólidos e contínuos para refletir a diversidade no mundo em que operamos e trazer mais representatividade. Por isso estamos focados em aumentar a presença de pessoas trans na companhia e a capacitá-las. Temos um papel importante na sociedade e, como líderes no mercado de snacks, nossa prioridade é sermos inclusivos e diversos”, comenta Jorge Moratto, líder no comitê Pride e diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Mondelēz Brasil.
Além disso, outras ações afirmativas focadas na comunidade LGBTQIA+ já adotadas pela companhia são as rodas de conversa com palestrantes e membros da comunidade, para a ampliação do tema e construção do ideal de valorização da diversidade entre colegas; políticas de tolerância zero contra qualquer tipo de discriminação, com apoio jurídico; treinamento de fornecedores e parceiros, para alinhamento de expectativas quanto ao ambiente de respeito e valorização; uso de banheiros de acordo com a identidade de gênero; atenção para uma linguagem inclusiva na construção das comunicações internas da companhia; toolkit para gestores, com informações básicas de direcionamento sobre como liderar um time de forma justa e inclusiva, considerando pessoas da comunidade LGBTQIA+ como membros.
“Priorizar a essas ações já faz parte das práticas da Mondelēz Brasil. Por isso, investimos constantemente em iniciativas importantes para o público LGBTQIAP+, sempre com respaldo do nosso comitê Pride, que está dentro do comitê de diversidade, equidade e inclusão”, completa Jorge.