Os supermercados têm papel cada vez mais importante na sociedade, especialmente quando se trata de oportunidade de trabalho. De acordo com pesquisa da ABRAS, ano passado o varejo alimentar registrou 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no país. Neste cenário, a rede Hortifruti Natural da Terra investe na capacitação de jovens a partir do Programa Eiros que, agora, conta com a chancela do Senac Copacabana em seu projeto voltado para os moradores das comunidades cariocas.

LEIA TAMBÉM
Americanas suspende venda do Hortifruti Natural da Terra
Hortifruti Natural da Terra reforça sua atuação no setor de frescos

Em 2018 o projeto foi criado para transformar colaboradores da rede em especialistas em açougue, gastronomia, peixaria e padaria. Hoje, com mais de 140 profissionais formados, o Programa Eiros passa a recrutar pessoas que moram em comunidades perto das lojas do Hortifruti localizadas na zona sul da cidade. Para Mariana Arrivabene, head de sustentabilidade da rede Hortifruti Natural da Terra, existe carência de profissionais treinados para atender o varejo.

A executiva afirma que um dos pilares estratégicos da rede é o desenvolvimento de pessoas. “Unindo essas forças, encontramos no Senac o parceiro para profissionalizar essa mão de obra e colocar à disposição do mercado uma trilha inicial de profissionalização, pensada no dia a dia do varejo, dentro de suas necessidades técnicas e, também, de atendimento ao público”, explica Mariana. 

Entrega e engajamento

De acordo com a head de sustentabilidade do Natural da Terra, o curso tem duração de 8 semanas e conta com aplicação de técnicas de soft skills para que o profissional esteja apto a oferecer um atendimento de excelência. “O recrutamento nas comunidades é feito com a expertise do Senac e o modelo pensado pela Hortifruti Natural da Terra de atingir pessoas em vulnerabilidade e que precisam ser inseridas no mercado de trabalho novamente”, diz Mariana Arrivabene.

Para Rodrigo Sá, co-fouder da Wiplay Digital, empresa de soluções em TV corporativa e sinalização digital, os maiores desafios para as redes supermercadistas gerarem engajamento com seus colaboradores está na entrega do conteúdo e, para isso,é importante usar ferramentas eficientes e alinhadas com o perfil do negócio. “O App Talk é uma solução implementada em redes como Serrano, Confiança, Violeta, Impacto, Superpack, que entrega conteúdo em formato de textos, vídeos e podcasts no celular dos colaboradores, com fácil implantação. Isso permite que o supermercado distribua conteúdo por unidades ou por grupos, de acordo com o interesse e necessidade de cada área”, afirma.

Futuro do projeto

Segundo Sá, este tipo de ferramenta ajuda a empresa em diferentes aspectos, especialmente no engajamento dos colaboradores. “As lojas gerenciam informações estratégicas sobre o negócio, os colaboradores, assim como novas campanhas e manuais de trabalho, em formato de textos, vídeos, fotos e podcast”, ressalta o co-fouder da Wiplay.

No Hortifruti, o projeto de capacitação terá seus primeiros profissionais formados como Assistentes de Padeiros em novembro deste ano. A partir de 2024, o projeto passa a oferecer a formação de sushimeiro, assim como açougueiro e peixeiro. “Olhando para o nosso cliente, entendemos que a satisfação dele é movida pela alta qualidade dos produtos, mas também por um atendimento de excelência. Com a abordagem do treinamento desenvolvemos um profissional capacitado para fazer um bom produto com bom atendimento e, assim, potencializar a satisfação dos nossos clientes. Além disso, pretendemos diminuir nossos índices de Turnover e de tempo da vaga em aberto no quadro de recrutamento”, completa head de sustentabilidade da rede Hortifruti Natural da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *