Formado por crianças e adolescentes – futuros consumidores – a Geração Z (grupo nascido entre os anos de 1995 a 2010) já desenha algumas tendências que devem despertar a atenção do mercado. Mantendo algumas características dos Millennials, os “Zoomers” aparecem cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e dispostos a não pagarem por produtos e serviços físicos que podem ser encontrados gratuitamente ou mais baratos na internet.
Com o anúncio da pandemia, além de gerenciar ações de sustentabilidade, as marcas encontraram o desafio de aliar esse comportamento à transformação digital. Outros fatores além da preocupação com o meio ambiente estão no radar dos jovens. São eles:
Omnichannel – Essa geração é nativa em estar nas ruas e nas plataformas de mídia social simultaneamente. Esses jovens estão preparados para fazer compras onde e quando quiser, sem preferência quanto ao dispositivo que utiliza. Mais da metade da Geração Z (56%) tem mais probabilidade de ter comprado artigos de moda na loja física nos últimos três meses e 38% mais probabilidade de ter comprado online no mesmo período, segundo um artigo da Vogue.
Consumo Consciente – Eles têm preferência por itens de alta qualidade e estão ansiosos para permanecer por dentro das tendências culturais sem emitir mais lixo no planeta. Segundo dados da McKinsey no Brasil, eles tomam decisões e se relacionam de uma forma altamente analítica e pragmática, acreditam no diálogo como forma de resolver conflitos e melhorar o mundo, e se mobilizam por uma variedade de causas.
Valores individuais – Se a Geração Z está mais atenta ao futuro do planeta, ela também está de olho no que as marcas fazem e deixam de legado. Há um comportamento mais propenso a de se associarem às marcas que correspondam aos seus próprios valores fundamentais de sustentabilidade, ambientalismo e igualdade. E eles são os mais recentes a entrar no mercado de trabalho e terão forte poder de compra na próxima década, o que significa que as empresas precisam se comunicar com eles desde já mostrando esses valores.
Aberto às novas formas de pagamento – A geração Z passou a adotar opções de pagamento móvel, como aplicativos e carteiras eletrônicas, mais rapidamente que qualquer outro grupo. Eles também estão mais abertos às ações de fintechs e bancos digitais. De acordo com o PayPal, 22% dos jovens da Geração Z usaram soluções “compre agora, pague depois” (BNPL) desde o início da pandemia para comprar produtos mais caros e de maior qualidade. A aceitação é ainda maior analisando esse mesmo período: 123% mais jovens usaram esse método do que anteriormente, representando a maior aceitação de qualquer geração.