Neste novo ano que se inicia, vale uma reflexão para os gestores de supermercados: será que em 2021 você estava tão envolvido com as tarefas do dia a dia que deixou de lado o bem-estar do seu time? Se a resposta for positiva, é hora de conhecer ou dar mais importância ao conceito de “salário emocional”.
“’Salário emocional’ é a principal estratégia das empresas na atualidade para fidelizar colaboradores, uma vez que apenas uma boa remuneração não é o suficiente”, explica à SuperVarejo a diretora de Recursos Humanos da RH Persone, Verônica Briamonte. “Muitas vezes, a liderança foca nas atividades operacionais e se esquece de realizar ações de gestão de pessoas, o que faz com que o colaborador se sinta esquecido, deixado de lado e até mesmo insignificante.”
Se isso for realidade em sua loja, saiba que é preciso agir rápido. Afinal, uma equipe que atua em um ambiente agradável, que tem liberdade para expressar suas ideias e é reconhecida pelas atividades executadas — aspectos que fazem parte do princípio do “salário emocional” — é também um time que entrega eficiência, que se compromete com a realização de metas e que comete erros com menos frequência.
O gestor tem papel fundamental nessa missão de engajamento. “Além de ser transparente, o líder precisa ser flexível, estar aberto a ouvir as pessoas e a perguntar para todos se as informações estão claras ou se precisam de apoio”, orienta a especialista, acrescentando também que esse mesmo profissional precisa identificar se a equipe está apta a desenvolver as atividades necessárias para alcançar as metas estabelecidas. “Esse profissional deverá intensificar os treinamentos sempre que necessário e acompanhar a execução, para que consiga corrigir desvios de padrões.”
A especialista, que atua no setor de supermercados há 17 anos, traz algumas sugestões para aumentar o “salário emocional” das equipes em 2022. Confira!
1. Elogie com mais frequência.
2. Tenha uma política clara de RH.
3. Invista em ações de endomarketing para estreitar a comunicação.
4. Distribua tarefas sem favoritismo, observando o que cada colaborador tem de melhor.
5. Tenha diálogos transparentes e frequentes com a equipe.
6. Realize reuniões curtas semanais para agradecer o empenho de todos e apresentar os resultados alcançados.
7. Ofereça cursos e treine adequadamente os colaboradores, identificando as diferentes necessidades.
8. Faça avaliações regulares de desempenho e feedbacks para apoio técnico e comportamental.
9. Dê feedbacks negativos da forma mais leve possível. Converse reservadamente com o colaborador, abordando também suas qualidades.
10. Proporcione dinâmicas de integração da equipe com os gestores.
11. Dê folga na data de aniversário do colaborador.
12. Organize cafés da manhã especiais uma vez por mês.
13. Dentro do possível, tenha horários de trabalho mais flexíveis e proporcione folgas extras.
14. Garanta apoio psicológico