Segundo números revelados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), baseados em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), foi apresentado que a quantidade de mulheres ativas no mercado, em 2021, chegou a ser 20% menor em relação à participação dos homens. Entretanto, muitas empresas estão ativas na esteira contrária desse cenário, a Sorvetes Los Los, possui em seu quadro de funcionários muitas mulheres, principalmente, em cargos de liderança. Hoje, cerca de 25% das mulheres que trabalham na Los Los, ocupam altos cargos, contra 20% de homens.
Um dos exemplos é a gerente industrial, Caterine Piva, formada em engenharia de alimentos, a profissional está há 4 anos na empresa. “Nós ainda sofremos preconceitos pelo simples fato de ser mulher. O estilo de liderança feminino é diferente do masculino e isso, muitas vezes, é mal visto principalmente no chão de fábrica. Com o tempo, eu consegui mostrar que é possível ser ouvida nesse ambiente ainda sendo feminina. Eu fico muito orgulhosa de desempenhar esse papel e de ter conseguido esse espaço num ambiente tão masculino”, conta Caterine.
Para o CEO da Los Los, o empresário José Vicente Mazzarella, a ideia é aumentar cada vez mais o número de mulheres na empresa, nos mais variados cargos. “Ressalto a importância de mitigar essa diferença socioeconômica que atinge as mulheres. Até hoje, não encontrei nenhum cargo que pudesse ser ocupado melhor por algum gênero específico”, conta.