A Bem Brasil, empresa de batatas pré-fritas congeladas no Brasil, publicou nesta semana o Relatório de Sustentabilidade 2022, onde destaca os progressos na gestão ambiental, social e de governança (ESG), principalmente na agricultura sustentável, economia circular, gestão de resíduos, políticas de compliance e qualificação de mão de obra. A apresentação traz todo o crescimento obtido ao longo de 2022, além dos avanços operacionais e financeiros.
De acordo com Dênio Oliveira, diretor-presidente da Bem Brasil, a estratégia para os temas de ESG serve de pilar para todos os progressos alcançados em 2022. “Tivemos uma evolução operacional muito significativa e investimos perto de R$ 1 bilhão para aumentar nossa capacidade de armazenar e processar batatas. Ao mesmo tempo, celebramos os avanços de sustentabilidade conquistados: Certificação ISO 14001 pelo sistema de gestão ambiental da unidade de Araxá (MG) e o Selo eureciclo”, destaca o presidente. No ano passado, a empresa aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa mundial em prol da sustentabilidade empresarial.
Atualmente, a Bem Brasil conta com duas fábricas: uma em Perdizes e outra em Araxá, ambas em Minas Gerais, e produziu 380 mil toneladas de batatas congeladas em 2022 e conta com mais de 1.200 colaboradores. Para manter uma produção sustentável, a empresa aplica tecnologia e responsabilidade ambiental em toda a cadeia de valor: no último ano, 50% da matéria prima veio de áreas certificadas, 100% dos resíduos de batata foram reaproveitados e 285 mil tCO²e em emissões foram evitadas com o uso de energias renováveis. Além disso, cerca de sete mil pessoas foram impactadas com projetos de responsabilidade socioambiental.
Entre outras ações implementadas pela companhia em prol do ESG estão:
– Implementação de plataforma digital para gestão de resíduos;
– 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo
– 11,2% de redução da intensidade energética em 2022.
Entre as ações de Responsabilidade Social, destacam-se a Academia da Batata, uma universidade corporativa que foi estruturada em 2021. Trata-se de uma plataforma de EAD para facilitar o acesso aos colaboradores e os conteúdos abrangem treinamentos, desenvolvimento de competências e potenciais desde estágios e trainees até lideranças e executivos.
Já em relação à Governança, a Bem Brasil se baseia em políticas internas de compliance e gestão, elaboradas por uma auditoria interna. Entre as ações implementadas, destaca-se o Programa de Integridade e Conformidade, que abrange todas as ações e iniciativas formais para a promoção interna e externa de temas como compromisso e apoio da alta gestão; melhora do ambiente e qualidade do trabalho; e redução de riscos corporativos e de imagem. Os compromissos do programa são transparência, tratamento justo e igual para todos, respeito, segurança, honestidade e profissionalismo.
“O foco não só para 2023, como para os próximos anos, é continuar evoluindo em todos os aspectos mencionados: Desde o operacional, até a estratégia de ESG. Para isso, seguiremos desenvolvendo novos projetos e estando próximos dos nossos fornecedores, colaboradores e clientes”, conclui o presidente da Bem Brasil, Dênio Oliveira.