A BRF, empresa de alimentos, deu início a operação diária com um sistema de drone na distribuição de material genético suíno para inseminação artificial, que atende a três das seis granjas localizadas na fazenda de 1,3 mil hectares da empresa no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. O drone utilizado comporta um peso máximo de 2,5 quilos e pode levar em torno de 40 doses, o que totaliza cerca de 23 viagens diárias que equivalem a 900 doses por semana.

Anteriormente, o transporte era realizado por caminhão, com cerca de 1h30 a 2h de duração para atender todas as seis granjas. Agora, o equipamento aéreo além de eliminar as etapas que tornavam esse processo mais demorado por via terrestre, permite a entrega do material genético sempre que há necessidade, disponível de forma imediata. Com rota pré-definida, o drone decola de forma automatizada e usa softwares de navegação, câmeras e sensores para voar até o destino, onde a carga é desacoplada e deixada na área de entrega, retornando de forma automatizada ao ponto de origem.

“Cada vez mais, empresas de vanguarda como a BRF vão incluir os drones na construção da eficácia logística, complementando os modais já existentes. Esta visão, certamente trará ganhos para o negócio como um todo”, diz Manoel Coelho, CEO e co-fundador da Speedbird Aero, empresa parceira do projeto.

O Diretor CIEX Agropecuária da BRF, Guilherme Brandt, afirma que o drone tem como objetivo, além de diminuir o tempo no transporte e os ganhos ambientais com a redução de emissão de carbono na atmosfera, a segurança sanitária e a biosseguridade. “A ideia, no futuro, é realizar voos mais longos, cobrindo áreas maiores e utilizar tecnologias que sejam funcionais no campo”, explica.

One thought on “BRF inicia operação diária com drone para transporte de material genético em SC

  1. Bom dia,
    Perfeito tecnologia sendo utilizada para minimizar os custos das Empresas e melhorar a evolução tecnológica na pecuária. Essa evolução não tem retorno! Isso é incrível. Me admira muito , hoje, ainda termos preocupação com o aumento do combustível tendo recurso e tecnologia para implementar frotas de caminhões elétricos que podem produzir sua própria energia. Ótima matéria e obrigado a todos.

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