Na semana que antecede o Dia do Cacau, celebrado em 26 de março, o Mars Centro de Ciência do Cacau (MCCS), iniciativa da Mars focada no desenvolvimento do cacau brasileiro recebe neste dia 15/03, cerca de 20 estudantes da Universidade de Negócios Tuck. Os universitários norte-americanos farão um intercâmbio de ideias com os alunos da Escola Municipal Virginia Mars e vão conhecer pela primeira vez as instalações e os projetos realizados pelo MCCS, na região de Barro Preto, no Sul da Bahia.
O grupo norte-americano será recebido pelos estudantes da escola municipal, juntamente com as lideranças do MCCS, e vai conhecer de perto a história do Cacau no Brasil, a cadeia produtiva do fruto, o meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos) – espaço de cultivo de abelhas que tem fundamental importância para a preservação da Mata Atlântica, além do trabalho de soltura dos animais silvestres.
Na oportunidade, os visitantes terão a possibilidade de saber mais sobre o projeto “Cacau para Gerações” — programa da Mars que tem como objetivo reforçar o compromisso em criar uma cadeia de fornecimento de cacau mais inclusiva, moderna e sustentável, beneficiando as pessoas e o planeta. A iniciativa prioriza questões ligadas aos direitos humanos, principalmente voltada para os produtores do fruto, e à proteção ao meio ambiente.
Uma das metas do programa “Sustentável em uma Geração” é trabalhar com mais de 100 mil agricultores no mundo, por meio de programas que combinam boas práticas agrícolas, acesso a insumos, a mais recente ciência de plantas ou outro envolvimento contínuo concebido para ajudar a aumentar os seus rendimentos. O meliponário implementado na Bahia vai ao encontro desses desafios e ainda contribui pra um repertório de boas práticas em uma das principais cadeias de suprimentos da Mars, a do cacau.
“Ao receber este grupo de alunos, conseguimos mostrar que ao investir em pesquisa e desenvolvimento a Mars não apenas contribui para a melhoria da cadeia produtiva do cacau, como também fortalece a sua posição no mercado ao garantir o suprimento de matéria-prima de qualidade e sustentável para seus produtos e pessoas”, destaca Luiza Santos, coordenadora de Assuntos Corporativos da Mars.
Durante a visita, os universitários poderão estabelecer conexões e entender que a pesquisa e o investimento em tecnologia são fundamentais para melhorar a produtividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau. A Mars, como uma das principais empresas do setor e detentora das marcas M&M’S, SNICKERS, TWIX, tem o compromisso global de desenvolver e apoiar iniciativas cada vez mais sustentáveis, destacando a importância da inovação para melhorar a relação da indústria de alimentos e o meio ambiente, além de estimular o consumo consciente por parte das pessoas.