Após chegar à Argentina para construir uma ferrovia nos Andes, em 1895, o engenheiro Edmund James Palmer Norton, filho de ingleses nascido na fronteira da Alemanha com a Dinamarca, mudou drasticamente seus objetivos após se apaixonar pelo terroir de Mendoza. Ele decide fundar seu próprio vinhedo em Luján de Cuyo, cidade da Argentina. E então surge a Bodega Norton.

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Quase cem anos mais tarde, em 1989, o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, conhecido como “rei dos cristais” após tocar seu negócio familiar de joalheria, chega à essas terras. Admirado com sua beleza, ele vê em Mendonza o potencial para o desenvolvimento e produção de vinhos argentinos. Decide, por tanto, comprar a Bodega Norton, a única vinícola tradicional da região, cercada por videiras próprias.

Ainda nos anos 90, uma nova era começa na vinha, sob o comando de Michael Halstrick, filho de Gernot Langes-Swarovski, que investe na expansão dos negócios e torna a Bodega Norton umas das primeiras vinícolas a desenvolver o mercado de exportação. Hoje a marca chega a mais de 70 países. No Brasil, a exportação está nas mãos da Casa Flora. “É difícil não pensar na Norton com todo o reconhecimento internacional que ela tem, além de ser uma empresa familiar e com muita estrutura. Entendemos que a Norton encaixa muito bem dentro do nosso portfólio na hora que falamos sobre representação argentina”, diz Antonio Carvalhal Neto, diretor de vendas e marketing da Casa Flora Importadora.

Antonio Carvalhal Neto, diretor de vendas e marketing da Casa Flora Importadora

Atualmente, com mais de 125 anos de história, a Bodega Norton possui cinco vinhedos distribuídos pelos principais terroirs da província de Mendoza, no sopé da Cordilheira dos Andes, e todos dentro de uma área privilegiada conhecida como Primeira Zona, pela qualidade de suas uvas. A idade média das vinhas é de aproximadamente 30 anos, mas também possuem um grande número de hectares cultivados com vinhas com 80 anos.

A importação para o Brasil

Com 52 anos de história, a Casa Flora Importadora realiza a curadoria para implantar sabores, trazidos de mais de 20 países do mundo e executa as vendas para sua rede de clientes, sejam os revendedores, como os supermercadistas, ou os consumidores finais. No caso da Norton, Paulo Amalfi, gerente de categoria da Casa Flora, destaca que a marca entrou no portfólio para implementar a categoria de vinhos argentinos e já virou um sucesso de vendas. “A marca tem sido muito bem recebida, tanto os vinhos de entradas quanto os vinhos de alta gama. Principalmente no varejo o portfólio teve ótima aceitação. Hoje temos uma presença importante nos supermercados, como o Atacadão, Carrefour, Mambo e Sonda e ótima relação com todos eles”, comenta o executivo.

Paulo Amalfi, gerente de categoria da Casa Flora

No e-commerce da Casa Flora Importadora, os vinhos da Bodega Norton variam entre R$ 42,50 no rótulo Porteño Cabernet Sauvignon a R$ 190 no Altura Malbec, vinho com fermentação de 3 dias e envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês.

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