Prestes a dar início às obras da sua nova cervejaria em Passos, no estado de Minas Gerais, o Grupo Heineken anuncia novas ações que complementam os compromissos já assumidos anteriormente em prol do meio ambiente e da comunidade local. Entre as iniciativas, está uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação florestal de áreas com função hídrica.
LEIA TAMBÉM
Market4u e Heineken incentivam o uso de garrafas retornáveis com novo sistema
Grupo HEINEKEN anuncia Rodrigo Bressan como vice-presidente de produção
A cervejaria também passará a fazer parte do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), apoiando o Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa apoiar propriedades rurais localizadas na bacia que abastece a população da cidade. Serão três frentes de atuação: conservação e recuperação da cobertura vegetal natural; conservação do solo e da água; e saneamento ambiental rural. Além da melhoria na qualidade e quantidade da água, a iniciativa gera renda para os pequenos agricultores mediante o Pagamento por Serviços Ambientais.
Todas as ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria e estão previstas em acordo firmado em Belo Horizonte (MG), no qual o Grupo Heineken, o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) se comprometem com a proteção do ecossistema local. “Esse é mais um passo em direção à construção dessa que será a nossa cervejaria mais sustentável no Brasil até aqui. Os compromissos assumidos estão alinhados entre as partes envolvidas com o objetivo único de proteger o meio ambiente e desenvolver a região. Entendemos que quaisquer discussões em torno das políticas e práticas de preservação ambiental são extremamente importantes para garantir os avanços urgentes dessa agenda. Queremos fazer parte da solução, trabalhando em conjunto com especialistas, órgãos reguladores e com toda a sociedade”, reforça Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativas da cervejaria.
Com previsão de inauguração em 2025, a cervejaria do Grupo Heineken em Passos empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte como Heineken e Amstel. O terreno foi escolhido a partir de critérios fundamentais, como disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local – respeitando o patrimônio histórico e cultural local e priorizando o distanciamento de unidades de conservação ambiental -, além de facilidade logística.