A partir do segundo semestre de 2023 os brasileiros poderão encontrar massas e molhos do restaurante de culinária italiana Spoleto nos supermercados. O Grupo Trigo, dono da marca, está entre os principais grupos de franquias já que detém outras famosas como Gendai, China In Box, Koni e LeBonTon. De acordo com Felipe Salvador, consultor e líder do segmento de varejo na Selbetti, a entrada do grupo no varejo traz vantagem para o consumidor, que passa a ter o produtos na dispensa sem depender do delivery.
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De acordo com Bruno Dayrell, diretor de suprimentos e logística do Grupo Trigo, este projeto saiu do papel desde a construção de uma fábrica própria, que facilitaria o acesso aos produtos de alta qualidade com preços mais acessíveis. “Sempre pensamos que, além de democratizar a boa culinária através de nossos restaurantes, deveríamos também fazer o mesmo no varejo com nossas massas e molhos. Hoje temos capacidade de produção e expansão para suprir a demanda de nossos restaurantes e do mercado varejista”, conta.
Para Felipe Salvador, da Selbetti, a melhor estratégia para a marca Spoleto nos supermercados é focar em testes de preço para o público que trabalha em casa. “Acredito que nessa fase inicial uma estratégia territorial é bem vinda, focando em mercados de vizinhança que atendem quem trabalha em home office ou próximos aos centros corporativos”, diz o consultor de varejo. “Queremos disponibilizar nosso produto em todo o mercado nacional. Com produtos refrigerados e congelados, a qualidade de nossas massas e molhos estará garantida, independente da região do Brasil que esteja nosso cliente”, complementa o diretor de suprimentos e logística do Grupo Trigo.
Aprendizado e possíveis desafios
Dayrell afirma que o grupo pretende triplicar os volumes deste novo canal de vendas em 2023 se comparado a 2022. “Apesar de já termos experiência em produzir para o varejo, tivemos que aprender sobre toda a cadeia para garantir que a qualidade que desejamos fosse oferecida na ponta. Hoje, após dois anos de projeto, temos muito aprendizado, sucesso com nossos parceiros e índices extraordinários de recompra e satisfação”, explica o diretor.
Segundo Salvador, este movimento traz muitos desafios para o Grupo Trigo, entre eles a hipótese de seu produto no supermercado competir com o modelo de franquias, principalmente na hora do almoço ou jantar. ”Principalmente o Spoleto, já que seus produtos nas gôndolas são as massas e molhos servidos nos restaurantes Spoleto”, destaca o consultor de varejo, Felipe Salvador.
Já Bruno Dayrell entende que o fortalecimento da marca Spoleto no varejo alimentar irá impulsionar o desempenho dos restaurantes, aumentando o reconhecimento de marca onde o Spoleto já está presente, assim como em cidades e regiões que não contam com restaurantes. “Poderemos possibilitar novos momentos de consumo para os clientes atuais e para muitos novos que terão contato com o Spoleto em mais um momento de consumo”, completa o diretor de suprimentos e logística do Grupo Trigo.