A GTEX, em parceria com a Finepack, indústria referência na produção de embalagens flexíveis do mercado brasileiro, e a Dow, empresa de ciência dos materiais, acaba de lançar novas embalagens do lava-roupas em pó URCA produzidas com resina recicladas pós-consumo (PCR). A inovação permite que 30% do plástico virgem utilizado nas embalagens do produto fossem substituídos por plástico reciclado de alta qualidade, acelerando o uso de soluções sustentáveis nas embalagens flexíveis. Desta forma, o plástico pós consumo passa a ser um recurso valioso que é recuperado e aproveitado para um novo produto
A resina de polietileno pós-consumo reciclado (PCR) REVOLOOP, da Dow, é produzida pela reciclagem mecânica de material plástico, permitindo que materiais reciclados de alta qualidade sejam incorporados em novas embalagens. A matéria-prima plástica pós-consumo é recolhida por cooperativas e, então, utilizada na fabricação da resina REVOLOOP, produzida pela Dow em parceria com a Boomera Lar. A Finepack, então, incorpora a resina na produção de novas embalagens plásticas do lava roupas em pó URCA.
“Além do impacto ambiental, o projeto tem um impacto social importante, pois contribui para fortalecer o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, reforça Talita Santos, CEO da GTEX. “O processo de reciclagem é importante porque vai além do material em si: além de aumentar os índices de reciclagem e reduzir o desperdício, promovendo a economia circular, a resina é produzida através de parcerias com personagens locais na coleta e gestão de resíduos, ajudando a fechar o ciclo do plástico, promovendo a reciclagem inclusiva e levando ao consumidor uma opção de escolha mais sustentável”, conclui.