A categoria de alimentos sem lactose vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial e, consequentemente, nas gôndolas dos supermercados no Brasil. Além de oferecer produtos específicos para quem tem diagnóstico de intolerância à lactose, cada vez mais pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável optam pelos itens que atendem esse perfil de consumidor.
Em 2021, uma pesquisa da Euromonitor Internacional mostrou o crescimento de US$1,2 bilhões desta categoria no mercado brasileiro, e expectativa para atingir US$1,3 bilhões no ano seguinte. O estudo também revelou que o lançamento de produtos sem lactose em todo o mundo alcançou US$ 10,8 bilhões em 2021, mostrando um cenário de oportunidades para a indústria.
Desenvolvimento com supermercadistas
Já nos supermercados do Brasil, a Italac é uma das marcas reconhecidas na indústria pelo portfólio de produtos sem lactose presente em diversas redes do país. De acordo com Andreia Alvares, gerente de marketing da Italac, a marca desenvolve sua linha sem lactose nos pontos de venda junto aos supermercadistas. “Evidenciamos os principais benefícios do produto, seu crescimento de participação na categoria de Leites, e o foco está nos consumidores com intolerância e os que buscam a sensação de bem-estar e leveza ao consumir leite”, explica.
Para a executiva, a categoria de produtos sem lactose já tem um público formado, que conhece e vai a procura dos produtos, mas as redes de supermercados tem papel importante neste trabalho. “Muitas redes estão realizando um excelente trabalho criando seções exclusivas para produtos considerados “mais saudáveis” separados por zero lactose, zero açúcar, sem glúten, entre outros”, destaca a gerente de marketing da Italac.
Desafio na inovação de produtos
Segundo Andreia, o desafio que esta categoria enfrenta no mercado brasileiro está na inovação de produtos porque é necessário investir em pesquisas, equipamentos e processos. “Hoje é muito importante atender às expectativas dos consumidores, não só para atender uma demanda de mercado, mas para aumentar a relação de proximidade, mostrando o cuidado da marca com a saúde e bem-estar dos consumidores”, diz a gerente de marketing da Italac.