A JBS divulgou seus resultados referentes ao quatro trimestre de 2022 e ao acumulado do ano. No quarto trimestre, a companhia registrou uma receita líquida consolidada de R$ 92,9 bilhões, o que representa uma queda de 4,5% em relação ao mesmo período de 2021. No acumulado, a receita líquida atingiu o recorde de R$ 374,9 bilhões (US$ 72,6 bi), sendo 74% das vendas realizadas em mercados domésticos e 26% por meio de exportações.
No quarto trimestre de 2022, a JBS registrou lucro líquido de R$ 2,3 bilhões e que representa um lucro por ação de R$1,06. Já no acumulado do ano, o lucro líquido foi de R$ 15,5 bilhões, com lucro por ação de R$6,93.
Nesse trimestre, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, na sigla em inglês) ajustado da JBS foi de R$4,6 bilhões, o que representa uma queda de 65,2%, em cima de uma base comparativa muito forte divulgada no quarto trimestre de 2021, como consequência principalmente da normalização dos resultados da JBS Beef North America e de um cenário mais desafiador na Pilgrim’s Pride, causado por uma sobre oferta global de frango. A margem EBITDA ajustada foi de 4,9% no trimestre. No ano, o EBITDA ajustado atingiu R$34,6 bilhões (U$ 6,7 bilhões), com margem EBITDA ajustada de 9,2%.
“Observamos que as condições de mercado desafiadoras que pressionaram a nossa performance no quarto trimestre de 2022 permanecem no primeiro trimestre de 2023, tradicionalmente um período mais fraco para a indústria de proteínas global. Além da compressão das margens no bovino nos EUA, a inflação em alta em importantes mercados vem enfraquecendo o consumo, provocando um desbalanceamento entre a oferta e a demanda. Ao mesmo tempo,
enfrentamos uma persistente pressão nos custos de produção”, diz Gilberto Tomazoni, presidente da JBS.
Seara é destaque nos resultados
No quarto trimestre, a Seara registrou receita líquida de R$ 11 bilhões, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2021, como resultado do aumento de 6,8% no preço médio de venda e de 2% nos volumes. Em 2022, a Seara registrou uma receita líquida de R$ 43,0 bilhões, aumento de 17,6% em relação a 2021, como resultado do
crescimento de 15,1% nos preços médios e 2,2% nos volumes.
As vendas no mercado doméstico, que responderam por 53% da receita da unidade no período, totalizaram
R$5,8 bilhões, 9,4% maior que o 4T21. A categoria de produtos preparados manteve a tendência de
crescimento e registrou um aumento de 6% na receita líquida dado o maior preço médio de venda. No ano, a
receita líquida foi de R$20,8 bilhões (+13,3% a/a). Por sua vez, a categoria de produtos preparados registrou
aumento de 14,5% nos preços médios, mantendo os volumes estáveis comparados ao ano anterior.