Muitas famílias que foram curtir as férias de verão no litoral brasileiro, entre dezembro e janeiro, tiveram a chance de conhecer a van itinerante da marca de cuidados com bebês e crianças, Johnson’s, que circula durante a estação mais quente do ano levando experiências inéditas para as famílias e, especialmente, as crianças. O veículo oferece aos banhistas duchas e torneiras, além de espaço coberto para troca de fraldas, cadeira de descanso e guarda-sol. O trajeto da van começou em Bertioga, São Paulo, com destino às praias de Salvador e Fortaleza.
Para Vinicius Silva, trader de marketing da categoria de cuidados infantis na Johnson & Johnson Consumer Health Brasil, o valor de ações como essa aparece, principalmente, quando a marca consegue gerar vendas para o cliente, fazendo com que os consumidores se dirijam ao ponto de venda desse cliente. “Podemos propiciar a experiência do consumidor com parte dos itens da linha e direcioná-lo para os PDVs, onde pode encontrar a linha completa. No caso específico da van, ela gera valor agregado para o cliente, aumentando a procura pelos produtos e a quantidade de pessoas indo até as lojas, em uma estratégia 360”, explica.
Tendência à fidelidade
De acordo com o executivo, o impacto de ações outdoor acontecem de formas diferentes no curto prazo, em relação ao médio e longo prazo. No primeiro, Silva acredita que o maior impacto é o aumento de volume na procura pelo portfólio da marca nos pontos de venda, enquanto que no médio e longo prazo, cria-se valor e, consequentemente, a fidelização do consumidor. “Esse consumidor já tem tendência a ser fiel à marca e está, muitas vezes, disposto a pagar um pouco mais por um produto de qualidade para seus filhos. No caso dos recém-nascidos, por exemplo, é a entrada desse consumidor no segmento, então, há boa probabilidade de fidelização à marca, como também à rede”, ensina Vinícius Silva.
Segundo o executivo o verão é uma estação com bom potencial para as vendas e para o branding, com base em estudos da marca. Por isso, Silva destaca que a van itinerante foi pensada para criar um vínculo com os pais em um ambiente como a praia, que carece de estrutura para cuidados com as crianças. “Do ponto de vista do varejo e do negócio, vimos a oportunidade de trabalhar em um mês um pouco mais calmo para o comércio”, aponta.
Novas ativações
Além da van itinerante, a Johnson’s ativa a linha Blackinho Poderoso, com produtos para crianças com cabelos crespos, em diferentes shoppings das cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Natal e Fortaleza. “Nessas ações contamos com espaço instagramável, além de um mini salão de beleza para as crianças. Replicaremos esse formato em menor escala em clientes do segmento alimentar. Nesta iniciativa, também daremos aos participantes a possibilidade de personalização com a foto da família nas embalagens dos produtos da linha”, completa Vinícius Silva, executivo da categoria de cuidados infantis na Johnson & Johnson Consumer Health Brasil.