A Kellogg, companhia proprietária de marcas como Pringles, Sucrilhos, Cheez-It, Choco Krispis, entre outras, aposta na expansão de seu portfólio multicategorias com objetivo de levar suas inovações à mesa dos brasileiros.
Com o tempo, a integração das estruturas já existentes deu origem a uma nova companhia com grande vantagem competitiva: a experiência de uma estrutura otimizada com equipe de atendimento e sistema de distribuição próprio focado na região Sul, aliado à estrutura comercial consolidada com distribuição nacional via parceiros, um legado da multinacional Kellogg no Brasil. “Analisamos cuidadosamente os modelos de negócio que estavam em curso, a fim de dar tração à estratégia comercial da Companhia. Como resultado, foi desenhado um plano de ação que contempla a maturidade do negócio em cada praça e relevância de regiões específicas, de acordo com as prioridades estratégicas da empresa no Brasil”, explica Ricardo Roza, Diretor Comercial da Kellogg no Brasil.
De lá pra cá, a Kellogg se adaptou ao perfil do cliente operando um modelo Route-to-Market detalhado, que caminha em sincronismo com o crescimento da Companhia. No Sul e Sudeste, se manteve o atendimento direto aos clientes com a otimização da força de vendas e fortificando o trabalho com clientes-chave, enquanto as regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte, receberam investimento de uma malha robusta para entregar nossos produtos via distribuidores.
Segundo a pesquisa ADVANTAGE de 2022 que mede a qualidade do serviço prestado aos varejistas, a empresa foi um dos grandes destaques no ranking, principalmente em relação as redes nacionais da região Sul e Sudeste. A evolução da área expandiu a cobertura da empresa, triplicando o número de pontos de vendas em relação aos anos anteriores. De todos os SKU´s produzidos no complexo industrial da Kellogg em São Lourenço do Oeste, no estado de Santa Catarina, mais da metade são comercializados no Brasil e parte da produção é exportada para outros países, o que torna a operação nacional um grande hub para outras localidades da América Latina.
Entre os objetivos de garantir a presença do portfólio da Kellogg para uma base maior de consumidores, a jornada de transformação agrega ainda novos modelos de atendimento ao mercado, como e-commerce direto ao consumidor e plataformas B2B, a fim de garantir uma empresa cada vez mais omnicanal. Em linha com a tendência do setor, o objetivo da companhia para 2023 é manter a curva de crescimento de três dígitos, como ocorreu no ano passado. De acordo com dados da Cortex, o varejo é líder em adoção tecnológica no Brasil e o cenário se repete nos canais de venda, especificamente no digital: a expectativa é que a taxa de vendas online nacional chegue a 17%, a maior em todo mundo, conforme aponta estudo da eMarketer.