A empresa nacional em massas e biscoitos, M. Dias Branco, firmou seu lugar entre as três empresas mais bem posicionadas do Guia EXAME Melhores do ESG 2023 na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas. Na avaliação são considerados os princípios que regem uma gestão adequada voltada para as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), reconhecendo as empresas que praticam um capitalismo consciente, mais humano e inclusivo, em direção a uma economia circular e colaborativa.
A cerimônia, que ocorreu na noite de ontem (13), em São Paulo, trouxe as três empresas com práticas mais consistentes, divididas em diversas categorias. “Para nós, ser reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em práticas ESG é motivo de orgulho e estímulo que estamos no caminho certo”, conta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
A empresa anunciou, por meio do Relatório Anual Integrado 2022, seus compromissos ESG para serem alcançados até 2030, contemplando 15 temas prioritários sob os seguintes pilares: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças (Governança).
Principais resultados
Como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), as iniciativas da M. Dias Branco são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a agenda global. Entre os principais avanços já reportados pela M. Dias Branco estão a utilização de embalagens plásticas de produto acabados recicláveis, compostáveis, ou biodegradáveis, que chegou a 96,79% e tem como meta alcançar 100%; utilização de energia renovável, que alcançou 32% para uma meta de 90%; e reúso de água, que chegou a 17,31% ao longo do ano para uma meta de 30%.
No item diversidade, a companhia chegou a 23,24% de mulheres em cargos de liderança, para uma meta de 40% em 2030. Em julho de 2022, a M. Dias Branco passou a integrar a carteira do Índice Teva ESG Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerida pelo Banco Safra e listada para negociação na B3, por ter 40% do conselho de administração composto por mulheres.
“A sustentabilidade está incorporada em toda a operação da M. Dias Branco. Há 10 anos estabelecemos uma gestão dos temas que são prioritários e seguimos avançando ano após ano. O reconhecimento do Melhores do ESG 2023 serve de alavanca para alcançarmos os compromissos públicos que assumimos até 2030″, finaliza Timbó.