A Nestlé Brasil inaugurou um novo centro de distribuição regional no Rio de Janeiro, dentro de sua nova estratégia de logística no país, cujo investimento total chega a R$ 140 milhões. Com isso, a empresa passa a operar com sete CDs pelo país, reduzindo o lead time médio (tempo de entrega da mercadoria) em até 80% de acordo com a região, gerando, ainda, uma redução de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano no Brasil.
“No final de 2021 decidimos fazer uma revisão de toda a nossa malha com o objetivo de aumentar a agilidade e a flexibilidade na distribuição a partir dessas centrais de atendimento nas principais regiões onde identificamos a necessidade de ganhar velocidade no tempo de entrega, em especial para o varejo local. Ao estarmos mais próximos dos clientes nessas regiões, com abastecimento eficiente e ágil, temos uma redução média no prazo de entrega em 60%”, diz Marcelo Nascimento, vice-presidente de Supply Chain da Nestlé Brasil, sobre a estratégia da empresa de ampliar o novo modelo para outros estados do país.
Em abril de 2023, a empresa inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição no Rio de Janeiro, localizado em Xerém, em Duque de Caxias. O novo CD dispõe de uma área útil de 10 mil m², com 7 mil posições de pallets e 24 mil toneladas/ano de produtos movimentados. Por ano, são previstas 8 mil entregas, para o atendimento de mais de 300 clientes. São 150 funcionários diretos e indiretos, que passou a oferecer uma redução no lead time de 6 para 2 dias. A estratégia de investimentos contempla mais dois novos CDs até o próximo ano.
Até o ano passado, a Nestlé contava com grandes CDs – em São Bernardo do Campo (SP), em Cordeirópolis (SP) e Feira de Santana (BA) -, que operavam com cargas maiores e veículos para abastecimento direto a clientes de maior porte, além de uma rede de 72 Brokers, que atuam como pontos de distribuição mais próximos dos pontos de venda menores. Agora, soma-se a essa estrutura as centrais regionais com foco nos clientes médios e operação em parceria com operadores logísticos. Como estratégia, a Nestlé contrata o operador logístico e faz a gestão da unidade. “Ganhamos também na nossa capacidade de reagir mais rápido às variações de mercado, pois temos parcerias regionais que se somam à nossa estrutura maior de distribuição pelo país”, complementa Marcelo.
Um desafio diário é garantir que os produtos estejam disponíveis em todos os 260 mil pontos e canais de vendas localizados em mais de 5,4 mil municípios brasileiros. Para isso, é movimentada uma média de 10 mil toneladas/dia, o que equivale a 1.200 veículos com diferentes perfis e capacidades. Essa movimentação de 20 mil entregas/dia é feita por meio de mais de 100 empresas transportadoras. Considerando-se planejamento de transportes, serviço ao cliente e logística física, são 2,5 mil pessoas envolvidas diariamente na movimentação de produtos.