A PepsiCo acaba de divulgar o progresso de sua estratégia ESG, nomeada como PepsiCo Positive (pep+), agenda de transformação que coloca as pessoas e o planeta no centro de seus negócios. Entre os destaques, está a operação de quatro fábricas de alimentos com consumo zero de água na América Latina: sendo duas no México, uma no Brasil (Itu/SP) e uma na Colômbia. Juntas, essas localidades acumularam 550 dias sem consumir água dos aquíferos locais em 2022.

“Temos muito orgulho por contribuir de forma significativa para esses avanços da PepsiCo na América Latina com as nossas ações e investimentos no Brasil, que também resultam do empenho, criatividade e inovação do nosso time local”, afirmou o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alex Carreteiro. No Brasil.

A PepsiCo reduziu pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022) e alcançou autonomia hídrica em sua fábrica no município de Itu (SP) – uma área de escassez hídrica -, onde conta com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) que potabiliza 100% dos efluentes da operação. Somente nessa planta fabril, a companhia deixa de captar cerca de 27 milhões de litros de água ao mês do município. A iniciativa está sendo implementada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba (PR) e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações destas ETEs, que deve ocorrer até o final de 2024.

A PepsiCo realiza diversas ações para alcançar um futuro livre de emissões de carbono na América Latina. Em 2022, a empresa reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 27% nas operações de fabricação e transporte. Além disso, no Brasil, toda a energia elétrica da PepsiCo vem de fontes renováveis, garantidas com I-RECs (International Renewable Energy Certificate), uma certificação da origem renovável da energia para o escopo 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *