Na última semana, o Procon-SP notificou a empresa Quatá Alimentos (Nova Mix Industrial e Comercial de Alimentos Ltda) solicitando explicações sobre comercialização e distribuição do produto “Bebida Láctea – Cristina”, conteúdo a base de soro de leite.
A notificação ocorreu após o produto ser exposto na gôndola, em rede de supermercado no estado de São Paulo, em caixa similar e em lugar próximo às caixas de leite, porém por um preço muito abaixo do valor do leite longa vida.
O Procon solicitou, à Quatá, esclarecimentos sobre a tabela nutricional do produto, que deverá demonstrar os percentuais de cada um dos ingredientes em termos percentuais e absolutos nas apresentações atualmente disponibilizadas à comercialização no mercado de consumo, além de documentos que comprovem teste de qualidade realizados no produto. A empresa tem até o dia 14 de julho para responder aos questionamentos.
Em nota, a Quatá Alimentos declarou seguir rigorosamente com seu controle de qualidade e está dentro dos critérios de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de visar a comunicação clara e objetiva ao consumidor ao informar no produto que é uma bebida láctea UHT, com 60% de soro de leite e que bebida láctea não é leite.
Quanto à exposição do produto junto às caixa de leite, a empresa afirma não comercializar produtos diretamente ao consumidor. “A foto retratada nas redes sociais foi tirada em um ponto de venda onde o produto foi erroneamente anunciado como soro de leite. Ratificamos que o produto comercializado é uma bebida láctea UHT. Reforçamos com nossos canais de venda que os estabelecimentos comerciais destaquem corretamente a classificação do produto e contribuam para que o consumidor identifique claramente qual produto está adquirindo.”