Após meio século de história, chegou o momento de mudanças para a marca Romanha Alimentos, conhecida por suas massas frescas e secas. Em 2023, a empresa faz planos de crescimento tanto em espaço físico dos itens congelados, quanto em seu posicionamento no mercado sob o slogan “amor é o nosso alimento”. A Romanha agora tem como foco projetar a empresa no cenário nacional e ampliar o alcance da marca para além dos estados do Paraná, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que juntos somam mais de 8 mil pontos de venda.

De acordo com o CEO da Romanha, César Kulpa, para produzir e fornecer massas para todo o país é necessário planejar a expansão contando com pequenos, médios e grandes empresas do varejo. “Crescemos 32% em valor no ano passado. Para esse ano, o plano prevê crescimento de 15% no faturamento. Nossos principais aceleradores para esse planejamento são: novos distribuidores; novas parcerias com clientes selecionados; desenvolvimento da região centro-oeste do país; e aumento da produtividade da equipe comercial. Também estamos avançando em novos estados, com negócios em estágio avançado na região Sudeste e Norte do país”, afirma.

Alcance nacional, desafios e aperfeiçoamentos

Entre as ações previstas para impactar o consumidor no PDV, Leonardo Arruda, diretor comercial da Romanha, comenta sobre a construção do sell out em empresas com alcance nacional e regional. “Isso implica em participar ativamente do calendário dos clientes com as ferramentas promocionais tradicionais: encarte, sampling e ações promocionais em loja, além do canal digital associado ao CRM dos parceiros. Hoje contamos com uma área de trade marketing para dar suporte a equipe comercial e no planejamento dessas ações”, explica o diretor da Romanha.

Um dos principais desafios enfrentados pela marca é a exposição de produtos refrigerados e congelados e, segundo o CEO da marca, é uma questão bastante complexa, tanto da perspectiva de operação quanto do custo operacional. “A Romanha está passando por um processo de aperfeiçoamento em toda sua gestão, desde a produção, passando pela automação dos processos, gestão 4.0, até mesmo o posicionamento da marca. Também apostamos na inclusão de alimentos sem glúten com a aquisição da Sund Hed ao portfólio da Romanha”, completa César Kulpa. 

2 thoughts on “Romanha Alimentos enfrenta complexidade da exposição de itens congelados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *