Na última quinta-feira (16), em São Paulo (SP), a Seara realizou um evento para o lançamento da nova Linha de Empanados 100% peito de frango, integrais e moldados no formato snack. A marca pretende ressignificar a categoria, ampliando o seu portfólio e com o objetivo de aumentar a frequência da população brasileira no consumo de frangos empanados.  

O consumo de empanados congelados no Brasil ainda tem amplo potencial de crescimento comparado às taxas de penetração em mercados no exterior. Enquanto esses produtos estão presentes em 33% dos lares brasileiros, esse índice sobe para 54% nos Estados Unidos e 66% no Reino Unido. 

Além do grande potencial de ampliação do consumo, o segmento de empanados registra forte expansão no curto prazo, crescendo, em média, a uma taxa anual de 7,4% nos últimos anos. Segundo levantamento recente da Kantar, o empanamento de alimentos em casa aumentou 46% de 2021 para 2022. Estimativas de mercado apontam que o faturamento anual desta categoria seja da ordem de R$ 2,9 bilhões, com um ticket médio 15% superior aos produtos congelados sem empanados. 
 
“Identificamos que os brasileiros são apaixonados por empanados, e queriam ainda mais conveniência e versatilidade. Para tanto, a nova linha da Seara expande a variedade de empanados disponibilizada pelo mercado. Com esse movimento, o consumidor vai contar com os produtos que ele desejava ou preparava em casa, agora prontos para o consumo”, diz a diretora-executiva de negócios de Alimentos Preparados da Seara, Gabriela Pontin. 
 
Toda a estratégia da Seara para transformar a categoria de empanados é reforçada pela nova fábrica de Rolândia (PR). Totalizando R$ 1 bilhão, o maior investimento da JBS no negócio desde a sua aquisição, em 2013. Instalada em um terreno de 257 mil m², com uma área construída de 54 mil m², a nova planta incorpora as principais tecnologias da indústria 4.0 e de sustentabilidade. Na etapa de construção, o empreendimento gerou mais de 1 mil empregos na região e pretende gerar 680 novos empregos com a nova unidade. 

“Acreditamos que os territórios de música, entretenimento, gastronomia e culinária fazem parte da construção de memórias na vida das pessoas e permitem a participação da marca em conversas ricas. Pensando nisso, entendemos tanto o ‘BBB’ quanto o The Town como oportunidades para participarmos de forma legítima de diálogos ao redor desses temas”, afirma o CMO da Seara, Frank Pflaumer.

O novo portfólio de empanados está previsto para chegar aos principais pontos de venda entre abril e maio deste ano. 

Gabriela Potin (diretora-executiva de negócios de Alimentos Preparados)
Crédito: Divulgação
Frank Pflaumer (CMO da Seara)
Crédito: Divulgação

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