Houve crescimento nas vendas (3,2%) e na produção física da indústria de alimentos (1,3%) nacional em 2021. Juntos, mercados interno e externo foram responsáveis pelo faturamento de R$ 922,6 bilhões, que é 16,9% acima do apurado em 2020. Impacto do comércio interno foi puxado principalmente pelo mercado de food service e dados são da pesquisa conjuntural da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Além disso, outro dado que merece destaque é o número de trabalhadores ocupados, 1,2% a mais do que em 2020, totalizando 1,72 milhão de pessoas, ou 21 mil novos postos de trabalho em 2021.

“O avanço da vacinação e o retorno do setor de serviços contribuíram de forma decisiva para a expansão da produção, com geração positiva de emprego e renda no setor. A demanda por alimentos se manteve crescente no Brasil e no mundo, o que fez com que as empresas mantivessem a produção a todo vapor, e contratando mão de obra”, explica João Dornellas, CEO da ABIA.

Apenas as vendas para o mercado interno — que representam 73,5% do faturamento — tiveram aumento de 1,8%, valor puxado pelo setor de food service, que respondeu por 26,3% das vendas da indústria em 2021 (contra 24,4% em 2020). Esse incremento foi motivado também pela aceleração da transformação digital e pela ampliação do delivery. As vendas no mercado interno deverão seguir em ritmo de crescimento próximo ao apurado em 2021, mais uma vez com destaque para o setor de food service, que pode alcançar 29% de participação nas vendas da indústria.

Já no caso das exportações — que representa 26,5% do faturamento da indústria —, houve aumento de 18,6% e ainda atinge o patamar recorde de US$ 45,2 bilhões, impulsionado pela retomada da economia mundial combinada com a taxa de câmbio favorável. O volume de exportações também tem cenário promissor, podendo chegar a US$ 46 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *